O governador Belivaldo Chagas entregou 90 novos veículos para as polícias Civil e Militar, na manhã desta segunda-feira (1º). Os veículos serão utilizados em unidades operacionais e táticas especializadas das instituições na capital e no interior de Sergipe.
Os veículos são fruto de um novo contrato de locação que, em relação ao anterior, proporciona uma economia anual de R$ 1.050.213,60 aos cofres públicos de Sergipe. A economia, ao final do contrato, será de R$ 5,7 milhões.
“Este é um ato extremamente importante, pois é preciso dar condições de trabalho aos nossos policiais. Quando eles saem a campo em uma viatura nova é a certeza que eles estão se sentindo mais seguros. É por isso que a gente faz esse investimento com recursos do Tesouro e buscando economia, o que é fundamental para que esses recursos economizados sejam reaplicados em outras áreas da segurança. E a Segurança Pública tem feito isso não apenas com investimento em veículos, mas em armamentos, coletes à prova de balas, entre outros”, disse o governador.
Efetividade
As viaturas irão auxiliar no trabalho diário das forças de segurança, que vêm obtendo índices positivos de redução na criminalidade, como o marco do menor número de homicídios em nove anos, atingido em 2020.
A renovação das viaturas também traz ainda mais benefícios à rotina de trabalho dos agentes e operadores da segurança pública de Sergipe, propiciando melhores condições de atuação e efetividade no tempo resposta desde o acionamento – por meio do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp – 190) – e no cumprimento de decisões judiciais e diligências a partir de informações obtidas pelo Disque-Denúncia (181). Assim, as novas viaturas serão empregadas nas ações policiais de combate aos grupos criminosos que atuam na prática do tráfico de drogas, roubos, furtos, porte e posse ilegal de arma de fogo, homicídios e outros crimes.
Novos delegados
Na ocasião, o governador Belivaldo Chagas, também, foi apresentado aos oito novos delegados, empossados nesta manhã, que fortalecerão a segurança pública do interior.
Os novos delegados foram aprovados no último concurso público da Polícia Civil e passaram pelo curso de formação, que foi realizado na Academia de Polícia Civil (Acadepol).
Para Marcela de Almeida Souza, a posse como delegada representa a realização de um sonho. “Há 11 anos sou escrivã de Polícia aqui. Claro que esse sonho vem com um propósito muito maior do que a realização pessoal, que é a de efetivação de direito fundamental das pessoas, que é a segurança pública. Para gente é só alegria e, agora, é muita garra, muita disposição, muita humildade para aprender e fazer o que tem que ser feito: cumprir a lei”, afirmou.
A nova delegada, também, enalteceu a entrega realizada pelo governo nesta manhã. “É essencial essa junção (a nomeação e as viaturas) de investimento material e humano, isso acaba sendo, também, investimento no pessoal, pois nos sentimos mais seguros para trabalhar em viaturas melhores e a população vai ser atendida de forma mais rápida. E isso faz efetivar o direito de segurança pública que todos almejam, essa entrega é muito simbólica e muito importante para a Polícia Civil” conclui.
Fonte: ASN