O governador da Bahia Rui Costa pode virar alvo de Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar supostas irregularidades na compra de respiradores, o deputado estadual Capitão Alden solicitou à Assembleia Legislativa da Bahia uma CPI para apurar a questão, segundo consta o governo pagou R$ 100 milhões por equipamentos não foram entregues e não se tem notícia da devolução dos valores.
“A CPI só não saiu do papel por falta de empenho dos demais deputados que não assinaram o documento”, diz Capitão Alden, que lembra ter apoiado o pedido de impeachment de Rui Costa no ano passado. Os deputados de oposição a Rui Costa, que não são muitos, também não apoiaram a criação da CPI.
O Governo da Bahia já é alvo de inquéritos no Ministério Público Federal (MPF), por compra de respiradores intermediada pela empresa Hempcare. A compra foi cancelada por uma empresa chinesa.
A empresa Hempcare, foi contratada por Rui Costa para ser intermediadora da negociação, a questão é que a mesmo não tem experiência no ramo. A empresa comprou respiradores inadequados para tratamento de pacientes com Covid-19 e assim a compra foi cancelada.
O problema é que a empresa Hempcare recebeu o valor aproximado de R$ 50 milhões, que foram pagos antecipadamente pelo Governo da Bahia à título de comissão, mas o dinheiro do contribuinte nunca foi devolvido, lembrando que tais valores se tratam de verbas repassadas pelo Governo Federal na pessoas do presidente Bolsonaro, tão criticado por Rui Costa.
O processo corre no Superior Tribunal de Justiça (STJ), responsável por julgar governadores, e tramita em segredo de justiça, o processo já negociou algumas delações premiadas e as coisas não estão nada boas para Rui Costa que foi apontado com principal pivô do escândalos dos respiradores.
O show de palavras vazias e falas clichês continuam, “queremos salvar vidas”, “o que importa são as vidas’, “as vidas estão em primeiro lugar”… o governador até chorou ao vivo na TV, mas nos bastidores desvios milionários ocorrendo, dinheiro que de fato poderiam estar salvando vidas.
Mortes por Covid-19 na Bahia não estão relacionadas em nenhum momento à falta de recursos e sim a corrupção e má gestão por onde o dinheiro está escorrendo desenfredamente.
Por Reinaldo Valverde / SimaoDiasComoEuVejo.com.br