O Estado da Bahia antecipou a vacinação dos professores, no dia 15 de abril o governador da Bahia Rui Costa publicou no diário oficial a inclusão dos profissionais da educação no plano nacional de vacinação e imediatamente os profissionais começaram a receber as doses.
A vacinação foi panejada de forma escalonada por faixa de idade e até o presente momento, sexta-feira (07), já estão sendo vacinados os professores com mais de 40 anos, lembrando que a vacina não é exclusiva para os professores, mas para todos os profissionais envolvidos no processo educacional.
Enquanto isso em Sergipe a vacinação dos profissionais da educação ainda é um sonho distante, a categoria tem reivindicado a vacinação há muito tempo, mas até o momento não se efetivou, precisamos destacar a luta de vários parlamentares se posicionaram a favor da vacinação antes da retomada das aulas presenciais e lutaram e estão lutando para a inclusão dos profissionais da educação entre os grupos prioritários da vacinação.
A redação do SCEDV fez um levantamento no site da Assembleia Legislativa de Sergipe (ALESE), segundo as notícias postadas lá, vários deputados fizeram seus discursos defendendo a vacinação dos professores, conseguimos localizar os nome de Ibraim Monteiro (PSC), Kitty Lima (Cidadania), Iran barbos (PT), Luciano Pimentel (PSB), João Marcelo (PTC), Maria Mendonça (PSDB) e Adailton Martins (PSD) esses foram aqueles que se manifestaram publicamente a favor da vacinação dos professores, mas é óbvio que os demais nenhum se manifestou contra.
Leia também:
> Governo de Sergipe redefini medidas restritivas e autoriza volta às aulas presenciais
Há um consenso entre os parlamentares sergipanos para vacinar os professores, depois de tantos apelos o governador Belivaldo Chagas pediu que os municípios enviem a lista de profissionais da educação no máximo até a próxima quarta-feira (12), para que o Estado possa iniciar a vacinação dos trabalhadores da área que retornarão às atividades presenciais. A rede estadual já está com o seu levantamento pronto, já os municípios e as escolas da rede particular estão finalizando a lista.
Lembrando que a retomada das às aulas presencias está marcada para a próxima segunda-feira (10), apenas para os alunos do ensino fundamental I (1º e 2º anos), os demais voltarão de forma escalonada, porém até então não foi divulgado as datas.
A volta às aulas presencias foi durante criticada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (SINTESE), o qual decretou uma greve contra às aulas presencias, defendendo a continuação das aulas remotas até que os profissionais sejam vacinados.
Por Reinaldo Valverde /SimaoDiasComoEuVejo.com.br