A juíza Carolina Valadares Bittencourt, da 1ª Vara Civel de Lagarto determinou que o deputado federal Gustinho Ribeiro (Solidariedade) pague R$ 1.020.000 como multa pelo crime de improbidade administrativa.
Por meio de nota, a assessoria de imprensa do parlamentar disse que tomou como surpresa a decisão judicial e que, na seara eleitoral, este mesmo processo já foi julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral em Brasília, em 2014, e o deputado foi absolvido.
No entendimento da juíza, o parlamentar destinou verbas de subvenção para as empresas de fachada, de propriedade de pessoas a ele ligadas nos anos de 2012 e 2013, quando ele era deputado estadual. A ação, que foi movida pelo Ministério Público Estadual (MPE), informa que Gustinho teria repassado para a uma de suas empresas, no ano de 2012, o valor de R$ 523.000, como título de Subvenções Sociais.
Ainda ficou determinado que o deputado federal deve ter perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos por seis anos.
O que diz o político
“Fiquei surpreso, principalmente, por terem sido desconsiderados os elementos constantes dos autos e que conduzem à conclusão de que, de fato, inexistiu qualquer participação no que fora narrado pelo Ministério Público Estadual”, afirmou o deputado, que disse também que vai entrar com um recurso.
Fonte: G1 SE