A Secretaria Municipal de Saúde de Capela informa que tomou por surpresa a informação de que quatro pessoas teriam recebido vacinas fora do prazo de validade no município, veiculada pela Folha de São Paulo.
No início do processo de vacinação, entre os meses de janeiro e fevereiro o sistema de informações do PNI apresentava muita instabilidade, não permitindo a alimentação célere das doses aplicadas, com consequente atraso na digitação. Com isso, a transferência de dados ocorria de maneira instável dentro do sistema até chegar no Ministério da Saúde.
Os lotes citados na matéria foram recebidas no dia 26 de janeiro de 2021, sendo aplicadas logo após, sem ônus ou perda de doses por qualquer motivo.
Além disso, a equipe de saúde procura seguir integralmente todas as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde referentes ao Plano Nacional e Estadual de Imunização, dando celeridade no processo e encaminhando os imunizantes para a população assim que disponível da maneira mais rápida possível. Em momento algum foi apresentado um protocolo ou comunicação informando sobre lotes vencidos no período citado na matéria.
Diante do controle de recebimento e dispensação de vacina da coordenação de imunização da Secretaria Municipal de Saúde também houve, na tarde de hoje, 02, uma revisão nas informações e não há registro de aplicação vencida em usuários.
Reforçamos, portanto, que não houve, em hipótese alguma, a aplicação de doses de vacinas fora da validade no município de Capela.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Capela/SE