
Cerca de 100 caixas de borracha foram encontradas no litoral sergipano, de acordo com a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema). Também chamadas de ‘caixas misteriosas’, os pacotes são provenientes de um navio alemão naufragrado na 2ª Guerra Mundial, segundo pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Os materiais começaram a aparecer nos últimos 15 dias e já foram encontrados em Aracaju, Barra dos Coqueiros, Estância, Itaporanga D’Ajuda, Pirambu e Pacatuba.
“São defensas, que são utilizadas nas embarcações contra atrito, seja na hora de atracar ou em possibilidade de choque com outro navio. Nos últimos quinze dias, todos os dias, estamos tirando da linha costeira”, disse o diretor-presidente da Adema, Gilvan Dias.
Há quatro dias, Alagoas também registrou o reaparecimento das caixas, que foram identificados durante investigações das manchas de óleo que surgiram no litoral do Nordeste em 2019.
O que fazer ao encontrar as caixas
Segundo Gilvan Dias, quem encontrar as caixas no litoral deve acionar as empresas de limpeza dos municípios ou a Adema, através do telefone de plantão (79) 99191-5535.
“Não é tóxico, mas não é interessante estar manipulando, pois podem ferir e são pesados”, explicou.
Fonte: G1 Sergipe
