Entre os brasileiros que estão na busca de apoio do governo brasileiro para deixar a Ucrânia, em guerra neste momento com a Rússia, está um sergipano de Umbaúba, João William, de 25 anos, jogador de futebol.
Ele estava atuando como zagueiro do time Ingulets Petrove, ao qual foi cedido no dia 23 de janeiro passado.
Ele está na cidade de Petrove e contou em entrevista ao telejornal Bom Dia Sergipe, da TV Globo, que até o momento o local está calmo. No entanto, a qualquer momento pode acontecer um ataque.
“Estou procurando ficar seguro aqui na cidade em que estou. No momento aqui ainda está mais tranquilo e, graças a Deus, não houve ataque. Mas estamos cientes que a qualquer momento pode haver”, conta William.
Segundo o jogador, a esperança é de que em breve ele consiga deixar a Ucrânia. “Ou voltando para o Brasil, ou indo para outro país vizinho que esteja mais seguro. Espero que o governo brasileiro possa estar nos dando um suporte para poder nos tirar daqui”, disse o sergipano.
Sobre a retirada de brasileiros da Ucrânia, o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, já sinalizou que a Embaixada do Brasil está focada nessa operação e que, junto ao Ministério da Defesa, elabora um plano de evacuação.
No entanto, o ministro foi enfático ao afirmar, ao lado do presidente Jair Bolsonaro, que só deverá agir neste sentido quando houver condições necessárias para que ocorra de maneira segura.
Fonte: F5 News