Lula continua na liderança da corrida presidencial segundo pesquisa do PoderData

A diferença de 5 pontos porcentuais entre os dois candidatos é a menor registrada pelo PoderData em 2022

Foto: Reprodução/Instituto Lula/Agência Brasil

Sem o ex-ministro Sergio Moro, a nova pesquisa PoderData sobre a corrida à presidência da República nas eleições deste ano, divulgada nesta quarta-feira (13), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva  (PT) na liderança, com 40% das intenções de voto. 

O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar, com 35%, com diferença de 5 pontos porcentuais para Lula.   

A diferença de 5 pontos porcentuais entre os dois candidatos é a menor registrada pelo PoderData em 2022. Em novembro de 2021, Lula chegou a marcar 34% contra 29% de Bolsonaro em 1 dos cenários testados, com uma lista de candidatos diferente da atual.

Na pesquisa desta quarta-feira, o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) pontuou 5%, o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) e o deputado André Janones (NOVO) têm 3% cada; a senadora Simone Tebet (MDB) aparece com 2% das intenções de voto.  José Maria Eymael tem 1% e os demais pré-candidatos não pontuaram. Brancos e nulos somam 7%; não sabem, 4%.

  • Lula (PT): 40%, Jair Bolsonaro (PL): 35%, Ciro Gomes (PDT): 5%, João Doria (PSDB): 3%, André Janones (Avante): 3%, Simone Tebet (MDB): 2%, Brancos/nulos: 7% e Não sabem: 4%

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 10 a 12 de abril de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.000 entrevistas em 322 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-00368/2022. 

Sergio Moro

Nesta rodada, o PoderData retirou o nome do ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro da lista de pré-candidatos testados. O ex-juiz está no União Brasil, sigla que anunciou nesta 3ª feira (12.abr.2022) como candidato ao Planalto Luciano Bivar. 

A saída de Moro do páreo favoreceu Bolsonaro. O atual presidente variou 3 pontos para cima em 15 dias. Lula oscilou 1 para baixo. 

As duas variações foram na margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Fonte: Band

» Acompanhe nossas notícias pelo InstagramFacebookTelegram e WhatsApp
PUBLICIDADE
Aço Paris Master Vet - Clínica Veterinária

Deixe um comentário