Empreendendo em concursos públicos

Foto: Reinaldo Valverde/SDCEV

Ao contrário do que muitos pensam o empreendedorismo não está ligado apenas a abertura de empresas e criação de negócios, o sábio Geraldo Rufino da JR Diesel consuma dizer que o melhor lugar para empreender é no CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica dos outros, ou seja, na empresa alheia. 

A definição mais genérica de empreendedorismo diz que é a disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços, negócios. Sendo assim podemos deduzir que a prática empreendedora pode acontecer nos mais diversos seguimentos do mundo corporativo.

Concursos públicos é uma grande oportunidade para praticar o empreendedorismo, muitas pessoas não participam de tal porta empreendedora por falta de informação. Muitas são as vantagens de ser funcionário público que pode acontecer em três esperas: Municipal, Estadual e Federal.

Existe uma gama muito grande de oportunidades na esfera pública, segundo o site especializado em concursos PCI Concursos, só no início do ano de 2021, já em janeiro no Brasil tivemos pouco mais de 42 mil vagas em aberto, as vagas englobam as três esferas da administração pública, vagas para nível fundamental, médio e superior.

Vamos apresentar alguns passos que podem ser seguidos por pessoas que desejam empreender nesta área:

1 –  Primeira coisa a se fazer é ter informação, com acesso à internet é possível se informar nos mais diversos sites especializados: saber onde tem vagas, quais as exigências e outros;

2 – Definir uma área específica para estudar de acordo com a formação da pessoa;

3 – Separar material para estudos: vídeos, apostilas impressas ou digital e outros (todo material até certa medida pode ser adquirido gratuitamente na internet);

4 – Fazer a agenda de estudos, parar um tempo diário para estudos esse tempo de estudo precisa ter regularidade, se a pessoas está “frio”, ou seja, está há muito tempo sem estudar é necessário começar de forma gradativa, mas regular que seja uma hora por dia e depois vai aumentando, mas o importante é ter regularidade.

Seguindo esses passos básicos agora é fazer a inscrição nos concursos que forem surgindo, uma observação importante é que antes de fazer inscrições se faz necessário ler completamente o edital, ver todos os detalhes e avalizar os custos, valor da inscrição, e etapas que incluem exames, viagens se for em uma localidade fora do domicílio do candidato e outros custos.

É necessário avaliar os detalhes para que a pessoa não deixe de conquistar uma vaga por falta de informação, por exemplo: um concurso que exige TAF – Teste de Aptidão Física, se o candidato ficar em primeiro e não se preparar fisicamente pode ser eliminado.

Outra observação importante é ficar atento as convocações, as datas são importantíssimas porque caso o candidato não se atente as convocações para exames, entregas de documentos, testes específicos tudo isso incorre em perda da vaga.  

Em resumo podemos dizer que é uma grande maratona empreender em concursos públicos, exige um grande investimento de tempo, dinheiro e disposição. Mas quem investe colhe os frutos e conquista a tão sonhada vaga, que dentre as vantagens podemos citar a estabilidade no emprego, os salários são acima daqueles que é pago pela iniciativa privada e outros benefícios.

Vale lembrar que a pessoa pode conquistar uma “vaga secundária”, ou seja, uma vaga abaixo do seu nível de formação ou fora da sua formação específica e galgar vagas melhores, a aprovação em um concurso não é o fim da linha, pode ser apenas o início para portas maiores.

É importante também dizer que nem sempre a pessoa vai ser aprovado no primeiro concurso, as vezes precisará de várias tentativas, mas tais tentativas servirão de aprendizado e experiência e o candidato jamais poderá desanimar e parar por que houve inicialmente uma reprovação.

Na maioria das vezes o sucesso é o resultado da persistência, porque muitas vezes o candidato mesmo estando preparado não é aprovado por questões secundárias, pormenores que acontece, como por exemplo ficou nervoso no dia da prova, teve uma dor de cabeça e outras situações adversas. Por isso o importante é tentar, tentar e tentar.


Reinaldo Valverde Pereira, Licenciado em História e Bacharel em Teologia, é professor da Rede Estadual da Bahia e Sergipe, é Jornalista sem diploma no Portal de Notícias Simão Dias Como Eu Vejo.

» Acompanhe nossas noticias pelo InstagramFacebookTelegram e WhatsApp

» Acompanhe nossas notícias pelo InstagramFacebookTelegram e WhatsApp
PUBLICIDADE
Aço Paris Master Vet - Clínica Veterinária

Deixe um comentário