O ex-presidente Lula (PT), de 76 anos, e a socióloga Rosângela Silva, a Janja, de 55, se casaram na noite desta quarta-feira (18) em São Paulo, em cerimônia para cerca de 150 convidados.
A cerimônia ocorreu em de salão de festas no Brooklin, zona sul de São Paulo. O petista é pré-candidato à Presidência da República.
Durante o casamento, convidados gritaram “Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula”.
Entre os convidados estão o pré-candidato a vice na chapa de Lula, Geraldo Alckmin, o deputado Marcelo Freixo e o advogado Augusto de Arruda Botelho, os três do PSB, o ex-presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, o cantor Gilberto Gil, Bela Gil e o ex-BBB Gil do Vigor. A ex-presidente Dilma Rousseff e o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad também estão entre os presentes no evento.
Nas redes sociais, a noiva postou no meio da tarde uma mensagem endereçada ao ex-presidente, dizendo que a data era para celebrar o amor dos dois.
Início do relacionamento
O namoro do casal começou quando Lula ainda estava na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, no Paraná. Janja participou ativamente da vigília de militantes que davam apoio ao ex-presidente no local e estava no palanque montado em frente à Polícia Federal em Curitiba quando Lula foi solto.
O ex-presidente permaneceu detido por 580 dias, após ter a prisão determinada pelo ex-juiz Sérgio Moro, que era responsável pelos processos da operação Lava-Jato na capital paranaense.
O casal vive junto desde que o petista foi solto, em novembro de 2019. O anúncio sobre o casamento foi publicado no dia 1º de maio no Jornal Gazeta do ABCD, em São Paulo. Mas detalhes da cerimônia não foram divulgados, já que a ideia do casal era fazer uma celebração restrita a pessoas mais próximas.
Embora Janja e Lula tenham limitado a presença na cerimônia de casamento, a união está sendo usado na pré-candidatura do petista.
Na tentativa de contrapor a imagem de polarização de extremos na disputa com o presidente Jair Bolsonaro (PL), Lula pregou o amor em seu discurso de lançamento de chapa no último dia 7 de maio.
“Eu quero dizer para todos vocês: quero voltar efetivamente com o coração mais brando do que eu já tive. A presença da Janja aqui e o que ela falou é a consagração: eu estarei casando esse mês e, portanto, vocês têm que saber que um cara que tem 76 anos e está apaixonado como estou, que está querendo casar, só pode fazer o bem para esse país”, disse Lula.
Durante o evento, Janja também foi responsável por anunciar a nova versão do jingle de 1989 “Sem medo de ser feliz” com artistas como Pabllo Vittar e Martinho da Vila.
O site oficial do pré-candidato também usou a linguagem das redes sociais para aproximação com o eleitorado jovem na véspera do casamento: “o pai ta on e vai casar”, dizia o título da notícia sobre a cerimônia no site oficial de Lula.
Vestida da noiva como peça de propaganda
Nas redes sociais como TikTok, a campanha de Lula também lançou um vídeo falando do casamento desta quarta (18) e como a união dos dois “revela um compromisso fundamental deles com o trabalho e a cultura do Brasil”.
“A união celebrada entre Lula e Janja é um reconhecimento do valor do Brasil, da nossa cultura e da nossa ancestralidade”, diz a publicação.
O mesmo vídeo anuncia que o vestido da noiva foi por bordadeiras de Timbaúba do Batista, no Rio Grande do Norte, e mostra que “esse vestido em especial é um símbolo da união de uma vida pela responsabilidade com os trabalhadores”, destacando os investimentos dos governos Lula no trabalho das cooperativas no Brasil.
Casamentos anteriores
Este será o terceiro casamento de Lula, que ficou viúvo por duas vezes. A primeira esposa, Maria de Lourdes da Silva, morreu dois anos após o casamento deles, em 1969.
Operária tecelã, Maria de Lourdes morreu em 1971, vítima de negligência médica, após complicações de hepatite e anemia.
A segunda mulher, Marisa Letícia, foi casada com o petista entre 1974 e 2017, ano que a ex-primeira-dama morreu após ser vítima de um AVC.
Marisa teve quatro filhos com Lula: Marcos Cláudio Lula da Silva, Fábio Luís Lula da Silva, Luís Cláudio e Sandro Luís.
Fonte: G1
» Acompanhe nossas noticias pelo Instagram, Facebook, Telegram e WhatsApp