A Audiência Pública aconteceu na última sexta-feira (17), a audiência surgiu da vontade e necessidade de realizar ainda mais pelas pessoas com Autismo, ouvindo-as, assim como suas famílias, profissionais especializados e autoridades aqui presentes, para dignidade e respeito à pessoa com deficiência.
Reunir a comunidade para identificar as demandas reais para avançarmos nas resoluções delas. É a forma de todos serem ouvidos e as políticas públicas serem desenvolvidas e fomentadas a partir disso.
Não poderia ser em outro dia esta audiência pública, porque em abril, no dia 02, celebrou-se o dia mundial da conscientização do autismo, em seguida no dia 31 de maio, a Lei Municipal 930/2021, de minha autoria, que dispõe sobre política pública para garantia, proteção e ampliação dos direitos das pessoas com transtorno do Espectro Autista (TEA).
No dia 18 de junho, foi comemorado o dia do orgulho autista, para reconhecer o potencial das pessoas que possuem o Transtorno do Espectro Autista, e por fim, o dia 06 de julho, data em que se completa sete anos do Estatuto da Pessoa com Deficiência.
Todas estas datas próximas que passaram e as que virão nos próximos dias, nos convidam a discutir, avançar e fazer mais pelas pessoas com autismo, com o objetivo de dar dignidade, qualidade de vida e inclui-las na saúde (tratamentos, medicações), escola e sociedade (capacitação e profissionalização), com a autonomia necessária e dentro do respeito de suas limitações e individualizações.
Estas datas são fundamentais para lembrar, ressaltar que estamos avançando e precisamos mais ainda avançar nas políticas públicas municipais.
Fonte: ASCOM/Alaizi Cardoso
» Acompanhe nossas noticias pelo Instagram, Facebook, Telegram e WhatsApp