Operação desarticula venda de armas ilegal e apreende celulares no sistema prisional de Sergipe

Um grupo criminoso envolvido na aquisição ilegal de arma de fogo foi desarticulado durante uma operação da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP). A informação foi divulgada nesta sexta-feira (16).

Segundo a SSP, a ação também resultou na revista e apreensão de centenas de celulares no sistema prisional do estado. A nível regional, 1.187 integrantes de organizações criminosas foram presos. O prejuízo estimado do crime organizado é de R$ 7 milhões nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

“Temos reuniões em Brasília (DF), onde as diretrizes da operação são traçadas. Foi uma operação muito exitosa e uma iniciativa muito importante por gerar essa troca de informações sobre o crime organizado”, disse o delegado Dernival Eloy.

A segunda fase da Operação Cangalha foi coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e contou com atuação da Polícia Civil, Militar e Penal, além do apoio da Secretaria da Justiça, do Trabalho e da Defesa do Consumidor (Sejuc).

Venda ilegal de armas

Na Operação Tiro Certo, a Polícia Civil identificou uma organização criminosa que coaptava pessoas dispostas a dar entrada no processo administrativo para aquisição de arma de fogo. A ação prendeu uma psicóloga, contador e responsáveis por fraudar exames para cumprimento de requisitos legais.

Através de um profissional de contabilidade, eram criadas empresas de fachada a fim de cumprir o requisito legal de “ocupação lícita” e “residência fixa”.

O outro passo era realizado pela psicóloga, que atestava a aptidão psicológica para manuseio de arma de fogo dos candidatos. Provas constataram que alguns deles sequer compareceram ao consultório dela.

Os membros também fraudaram o exame de capacidade técnica de tiro nos municípios de São Cristóvão e Lagarto. Muitas das armas tinham numeração suprimida e eram vendidas para terceiros não autorizados, sendo adquirada por facções envolvidas com tráfico e homicídios.

Fonte: Portal A8SE

» Acompanhe nossas notícias pelo InstagramFacebookTelegram e WhatsApp
PUBLICIDADE
Aço Paris Master Vet - Clínica Veterinária

Deixe um comentário