Faltando 14 horas para as tão esperadas eleições que acontecem neste domingo, 2, os institutos Ipec e Datafolha divulgaram as últimas pesquisas para presidente da República. Em ambas, Lula permanece em primeiro lugar e apontam que não é possível afirmar se haverá ou não segundo turno.
Pela pesquisa do Ipec, contando os votos válidos, Lula, PT, tem 51% dos votos e Jair Bolsonaro, PL, 37%. Ciro Gomes, PDT, e Simone Tebet, MDB, têm 5% cada. Já Soraya Thronicke, União Brasil, e Felipe d’Avila, Novo, têm 1%. Considerando os votos totais, Lula tem 47%; Bolsonaro, 31%; Tebet, 5%; e Ciro, 5%.
O Ipec entrevistou 3.008 pessoas, entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, em 183 municípios. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00999/2022.
Já pela pesquisa Datafolha, levando em consideração os votos válidos, Lula tem 50%, Bolsonaro, 36%; Tebet, 6%; e Ciro, 5%. Considerando os votos totais, Lula tem 48%; Bolsonaro, 34%; Tebet, 6%; e Ciro, 5%.
O Datafolha ouviu 12,8 mil pessoas nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, em 310 municípios de todas as regiões do Brasil. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00245/2022.
Nas duas pesquisas, a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Portanto, tanto Ipec quanto Datafolha informam que segue indefinida a possibilidade de haver ou não segundo turno.
Os demais candidatos a presidente do país, Sofia Manzano, PCB, Vera, PSTU, Léo Péricles, UP, Constituinte Eymael, DC e Padre Kelmon, PTB, não pontuaram na pesquisa do Ipec e nem do Datafolha.
Fonte: JL Política
» Acompanhe nossas noticias pelo Instagram, Facebook, Telegram e WhatsApp