Beneficiários do Bolsa Família em Simão Dias poderão perder o benefício por não cumprir regras do programa

Foto: Reprodução/Instagram

A expectativa é de que até dezembro desse ano sejam desligados 2 milhões de famílias que estão na irregularidade. O principal motivo que leva o grupo a ser cortado do Bolsa Família é não cumprir mais com os critérios de renda que dão acesso ao benefício. Além de estar com os dados desatualizados no Cadastro Único.

Será feita uma atualização cadastral até o fim desse ano em que todos os grupos serão chamados para comparecer até o CRAS e atualizar seus dados. Embora todos devam passar pelo pente-fino, isso não significa que o número de desligados será grande. Serão excluídos:

Quem tem renda familiar superior a R$ 218 por pessoa que é o limite;
Aqueles que não atualizam os dados há mais de dois anos.

O foco são as famílias unipessoais, quer dizer, famílias compostas por uma única pessoa. Isso porque, normalmente elas não cumprem os critérios de renda.

O Governo Federal emitiu um importante comunicado a respeito do Bolsa Família. Os beneficiários da nova versão do programa que se inicia neste mês de março, serão gradativamente convocados a realizarem a atualização cadastral das informações fornecidas ao sistema do Cadastro Único (CadÚnico).

A convocação para atualização cadastral ficará na responsabilidade dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), um departamento no âmbito municipal responsável por gerenciar o CadÚnico, a porta de entrada para o Bolsa Família. O contato será feito via ligação ou carta.

Assim que o beneficiário for convocado, ele deve se dirigir à unidade do CRAS onde realizou a inscrição inicial. É preciso levar toda a documentação pessoal de cada membro do grupo familiar para realizar a atualização cadastral. Até que o processo seja concluído, o segurado continua recebendo o Bolsa Família normalmente. 

Para evitar filas e aglomerações, o comparecimento nas agências do CRAS para atualização das informações do CadÚnico deverá ser feito somente na data agendada. Cerca de 12 mil novos trabalhadores estão sendo contratados nas cinco regiões do Brasil para dar conta da nova demanda. 

Se o responsável pelo cadastro não comparecer ao CRAS, o benefício será bloqueado dentro de dois meses e a família poderá ser excluída do Bolsa Família caso não atualize os dados. 

As informações são da jornalista Lila Cunha e Laura Alvarenga.

Simão Dias

De acordo com informações do Portal de Notícias Edelson Freitas, muitos benefícios do Bolsa Família será bloqueados, suspensos e cancelados no município de Simão Dias. Em vários casos de suspensão, o motivo principal é a falta de frequência escolar e aspectos relativos ao setor de Saúde como a caderneta desatualizada de vacinação. 

Fonte: Edelson Freitas

» Acompanhe nossas notícias pelo InstagramFacebookTelegram e WhatsApp

» Acompanhe nossas notícias pelo InstagramFacebookTelegram e WhatsApp
PUBLICIDADE
Aço Paris Master Vet - Clínica Veterinária

Deixe um comentário