O Departamento de Repressão a Crimes Patrimoniais da Delegacia Regional de Estância divulgou, nesta quarta-feira (19), o levantamento sobre os crimes de roubos e furtos de veículos na região. A redução, que passa de 50% na incidência da prática desses crimes em Estância, é fruto da integração com as equipes do 6º Batalhão da Polícia Militar (6º BPM).
Segundo os dados extraídos do sistema de procedimentos policiais do Ministério da Justiça e Segurança Pública, as ocorrências envolvendo roubos e furtos de veículos têm diminuído gradativamente no município de Estância. O local de maior incidência é a região central do município, e as motocicletas são os principais veículos levados pelos criminosos.
Em um comparativo realizado entre os meses de janeiro, fevereiro e março dos anos de 2022 e 2023, houve uma redução de 50% no mês de janeiro de 2023, e de 75% nos meses de fevereiro e março de 2023.
Além disso, o número de veículos recuperados e devolvidos aos seus proprietários vem aumentando cada vez mais. Conforme o levantamento da SSP, 32% dos veículos subtraídos em ações criminosas foram recuperados.
Conforme o delegado Renato Tavares, os números deixam o município de Estância apenas na sétima posição na escala dos crimes de roubos e furtos de veículos entre os municípios mais populosos do Estado de Sergipe.
“As ações para reprimir os delitos, em conjunto com os policiais militares do 6° BPM, estão sendo cada vez mais intensificadas, visando uma redução cada vez maior nas ocorrências. Os crimes dessa natureza que porventura cheguem a se consumar serão devidamente apurados, investigados e os criminosos serão responsabilizados criminalmente”, narrou.
O comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar (6º BPM), Lucas Rebello, reforçou a importância da integração entre as forças de segurança pública no município, que é inclusive diretriz da Secretaria da Segurança Pública (SSP) para todo o estado.
“Estamos mantendo um contato diário com o objetivo de identificar a mancha criminal de onde ocorre o maior número de roubos e furtos de veículos. Daí, a gente pega esse trabalho e emprega o policiamento ostensivo nesses locais de maior incidência criminal, tendo assim a diminuição dos crimes com o trabalho integrado em Estância”, pontuou.
Fonte: SSP/SE