Com a finalidade de conceder bolsas de Mestrado (acadêmico e profissional) e de Doutorado aos Programas de Pós-Graduação (PPGs) Stricto Sensu de instituição de ensino superior, a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/Se), lança o edital nº 14/2023, com inscrições abertas até o dia 3 de novembro de 2023.
O edital disponibilizará ao todo 66 bolsas, sendo 40 para mestrado acadêmico, dez bolsas para mestrado profissional e 16 bolsas de doutorado. Para a distribuição de quotas do Mestrado Acadêmico são consideradas como prioritárias as áreas de Ciências da Saúde, Ciências da Engenharia e Computação, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Agrárias.
Já para a distribuição de quotas do Mestrado Profissional são consideradas como prioritário os programas de Gestão Inovação, Tecnológica em Saúde, Educação Profissional e Tecnológica, Turismo, Tecnologias Ambientais ou Ciências Ambientais, Ciência da Informação, Administração Pública, História, Matemática, Ensino da Física e Economia.
Para as bolsas de Doutorado são considerados como prioritários os programas de Biotecnologia, Agricultura e Biodiversidade, Ciências da Saúde, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Ciências Farmacêuticas, Educação, Ciência e Engenharia de Materiais, Ciência da Propriedade Intelectual, Biotecnologia Industrial, Direitos Humanos, Ciências Fisiológicas, Física, Química, Engenharia de Processos, Odontologia e Psicologia.
O presidente da Fapitec/Se, Alex Garcez, detalha que o mestrado profissional é destinado a um curso menos teórico e é voltado mais para o mercado de trabalho. “O aluno deve apresentar dissertação e monografia em forma de projeto ou estudo de caso para obtenção da titulação. Já o mestrado acadêmico é voltado para o ensino e a pesquisa”, informa.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Valmor Barbosa, destaca a importância dos editais de bolsas de mestrado e doutorado lançados pela Fapitec como meio de fomento à pesquisa e à inovação. “Através dos editais, os bolsistas têm a possibilidade de colocar em prática suas pesquisas com o apoio da Instituição”, ressalta.
Recursos financeiros
As propostas aprovadas serão financiadas com recursos advindos do Fundo Estadual para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funtec), sob a gestão da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec). O programa conta com valor global estimado em até R$ 4.900.800,00 (quatro milhões novecentos mil e oitocentos reais).
Outras informações sobre o edital podem ser obtidas no site www.fapitec.se.gov.br/editais, ou por e-mail, com a Coordenação do Programa de Apoio e Fomento à Ciência e Tecnologia (Proaf) da Fapitec/SE através do endereço eletrônico [email protected]
Fonte: ASN