Ícone do site Simão Dias Como eu Vejo

Sinal analógico da TV Sergipe vai ser desligado em Simão Dias e Poço Verde

O sinal analógico da TV Sergipe será desligado em mais dez cidades sergipanas. Os moradores destes municípios devem ficar atentos às datas, que estão distribuídas em três grupos diferentes.

Poço Verde e Simão Dias, no centro sul sergipano, serão as primeiras a terem o sinal desligado a partir do dia 30 de setembro. Após o desligamento, as cidades passarão a receber exclusivamente o sinal digital, que é gratuito e conta com imagem e som com alta qualidade, sem chuviscos ou ruídos. Poço Verde receberá o sinal da TV Sergipe no canal 6.1. Já Simão Dias, no canal 11.1.

Já em 30 de outubro, será a vez do alto sertão sergipano ser contemplado com o sinal digital. As cidades de Canindé de São Francisco (11.1), Poço Redondo (9.1), Monte Alegre (7.1) e Nossa Senhora da Glória (10.1) deixarão de receber o sinal analógico nesta data.

E, por fim, em 30 de novembro, a cidade de Carira (10.1), no agreste sergipano, e também as cidades de Pedrinhas (43.1), Tomar do Geru (8.1) e Umbaúba (13.1), no sul sergipano, passarão pela transição do sinal da TV Sergipe.

Campanha

Para melhor esclarecer a população dessas localidades, uma campanha informativa começa a ser veiculada nos intervalos da programação da emissora e também nas redes sociais. Assim como ocorreu na primeira fase do desligamento, em 2018, caberá ao personagem Dr. Digital, de forma bem leve e humorizada, a tarefa de informar prazos e providências técnicas que os moradores devem tomar para não ficar sem sinal da afiliada Globo.

Além de informar os telespectadores, por meio de chamadas nos intervalos da programação e publicações nas redes sociais, a TV Sergipe também fará ações presenciais nas quatro regiões do estado que comtemplam as cidades atingidas com a mudança.

Sintonizando

Para que tudo funcione bem após o desligamento do sinal analógico, é necessário ter uma televisão que aceite o sinal digital ou, no caso de TVs mais antigas, adquirir um conversor. Aparelhos fabricados antes de 2010 vão precisar de uma antena externa, tipo UHF/VHF, e conectá-la à televisão.

Para televisões fabricadas depois de 2010, não é necessário adquirir o conversor, pois elas já têm esse equipamento embutido. Depois de completar as instalações, o telespectador deve realizar, com o controle remoto, a busca e a sintonia dos canais no menu da televisão. Em caso de dúvidas, um antenista pode ser consultado.

Para saber as informações completas, acesse o site: TV digital da Globo.

Sair da versão mobile