A Secretaria Estadual da Segurança Pública, por meio da Coordenação Geral de Prevenção Social da Violência e da Criminalidade (CGPSVC), deu continuidade, na manhã desta quinta-feira, 21, na DR-3, município de Itabaiana, à Capacitação em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade. No encontro de hoje, foi abordada a temática Concepções Teóricas sobre Gênero e Sexualidade, objetivando capacitar servidores da SSP para o enfrentamento à violência doméstica contra mulher.
De acordo com a organização do evento, este foi o segundo encontro da turma, que tem como público-alvo policiais militares e civis e bombeiros militares que trabalham na região de Itabaiana. O encontro foi conduzido pelas servidoras da Secretaria Estadual da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), professora doutora Maria Aparecida Souza Couto e professora doutora Tássia Alexandre Teixeira Bertoldo, a partir da parceria estabelecida com as pastas, que tem viabilizado um intercâmbio de conhecimento entre as duas secretarias.
A capacitação desta quinta teve como propósito maior ampliar o entendimento prático sobre Direitos Humanos, na perspectiva da atuação profissional dos servidores das forças de segurança pública no Estado de Sergipe. A ação está vinculada à aplicação do aplicativo “Me Deixe”, mais uma ferramenta de enfrentamento à violência doméstica contra a mulher, que está sendo implementada pela parceria entre o Campus da Universidade Federal de Sergipe de Nossa Senhora da Glória e o Governo de Sergipe, e tem como município experimental Glória.
Quando estiver em pleno funcionamento, o aplicativo “Me Deixe” poderá dar um maior suporte às mulheres que estão envolvidas no denominado ciclo de violência, pois estreitará, ainda mais, o contato entre a vítima e os órgãos de segurança. A capacitação realizada em Itabaiana, município onde está sendo formada a segunda turma da capacitação, é um dos passos para a implementação do App, que, a longo prazo, pretende, não só atender a comunidade gloriense, mas o restante do estado.
Fonte: SSP/SE