Ícone do site Simão Dias Como eu Vejo

Alunos do Colégio Sílvio Romero conquistam medalhas na Olimpíada Brasileira de Geografia

Alunos do Colégio Estadual Sílvio Romero, em Lagarto, conquistaram medalhas na Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG). A olimpíada premiou os estudantes Saulo Nicollas, Maria Eduarda e Rebeca Karoline Santos, da terceira série do ensino médio. Os três alunos do colégio lagartense passaram por três fases online com outros estudantes do estado e pela fase final presencial, em Campinas, São Paulo.

Após participar de três fases virtuais estaduais entre os dias 7 e 21 de agosto, os estudantes se classificaram para a fase presencial nacional. Os alunos voltaram de São Paulo com três medalhas: Saulo conquistou medalha de ouro, e Maria Eduarda e Rebeca conquistaram medalhas de bronze.

Além da experiência de participar e vencer uma competição nacional, os jovens tiveram a sensação de representar não só toda a escola, mas também o estado de Sergipe. As medalhas são o resultado do incentivo à participação dos alunos em competições acadêmicas estaduais e nacionais.

A diretora do Colégio Silvio Romero, Maria Tamires Ribeiro, conta que há o estímulo dentro do espaço acadêmico para que os alunos participem de competições estudantis. “Essas medalhas representam a vitória de toda a comunidade escolar, que se dedica em prol de uma escola pública de qualidade”, explica a diretora.

O medalhista Saulo Nicollas relata a experiência de ganhar uma medalha de ouro representando o seu estado, sua cidade e a sua escola. “É a melhor que eu já tive. É muito importante mostrar que nosso esforço pode nos levar a qualquer lugar. Eu e minhas companheiras de equipe, Rebeca e Maria Eduarda, sempre nos apoiamos, e isso foi fundamental para a nossa conquista”, afirma Saulo.

Escolas do estado

Ao todo, participaram da OBG 53 escolas da rede pública de todo o estado, as quais conquistaram cinco medalhas de ouro, 19 de prata e 29 de bronze. Com os incentivos da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), as escolas podem motivar cada vez mais jovens a participarem de olimpíadas nacionais.

Jorge Monteiro, técnico pedagógico do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase) da Seduc, descreve que a secretaria vem oferecendo apoio para que cada vez mais escolas possam levar seus alunos para participar de eventos fora do estado. “Este ano Sergipe participou de diversas olimpíadas e feiras fora do estado, não só estando presente, mas também ganhando medalhas. Aumentou o número de escolas que participam dessas feiras e olimpíadas, como também as escolas medalhistas nesses eventos”, diz Jorge.

Fonte: Seduc

Sair da versão mobile