O deputado federal Otoni de Paula (MDB-RJ) apresentou um pedido à Procuradoria-Geral da República (PGR) para que a página Choquei seja incluída no inquérito das fake news, em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF), que investiga a divulgação de informações falsas.
O pedido foi feito nesta sexta-feira (29) e Otoni de Paula quer quer o perfil preste esclarecimento sobre o suicídio da jovem. Na quinta (28), o responsável pelo perfil, Raphael Souza, ter sido ouvido pela polícia civil que investiga a morte da jovem Jéssica Canedo, que tirou a própria vida após ser vítima de uma notícia falsa.
Souza admitiu ter publicado a notícia e informou que outros perfis de fofoca também compartilharam prints falsos de uma conversa entre Jéssica e o humorista Whindersson Nunes. A Polícia deve chamar outros donos de perfis para prestarem depoimentos.
Investigado em Minas Gerais, onde Jéssica morava, o caso trabalha com a hipótese de que os comentários feitos nessas páginas tenham induzido a jovem a tirar a própria vida. Por isso, o perfil Choquei pode ser investigado por “indução ao suicídio”.