Ícone do site Simão Dias Como eu Vejo

Desenvolvedor lagartense está criando sistema de monitoramento que alerta sobre acidentes de pessoas vulneráveis

Um projeto bastante promissor está em desenvolvimento pelo jovem lagartense Leonardo com o objetivo aprimorar a segurança e o bem-estar de pessoas vulneráveis. O sistema utiliza tecnologia de ponta para detectar movimentos bruscos que indicam acidentes e aciona alertas automáticos para garantir uma resposta rápida e eficaz.

O sistema utiliza um microcontrolador também um módulo acelerômetro-giroscópio para capturar dados de movimento com alta precisão. Através de algoritmos avançados, o sistema analisa esses dados em tempo real e identifica padrões que indicam a ocorrência de um acidente.

Uma das características mais inovadoras do projeto é a implementação de técnicas de Inteligência Artificial (IA), incluindo Redes Neurais Artificiais (RNAs). Essas técnicas aprimoram a precisão do sistema na detecção de acidentes, permitindo uma identificação mais confiável e reduzindo significativamente a quantidade de falsos alarmes.

Para complementar o sistema, Leonardo está desenvolvendo uma plataforma web em Python. Essa plataforma permitirá que cuidadores e profissionais de saúde visualizem e analisem os dados coletados em tempo real, proporcionando uma visão completa do estado do usuário e facilitando a tomada de decisões.

O sistema tem o potencial de transformar a vida de pessoas que necessitam de monitoramento constante, como idosos, pessoas com deficiência ou indivíduos com problemas de saúde. Ao detectar acidentes em tempo real e acionar alertas automáticos, o sistema garante que a ajuda seja prestada o mais rápido possível, prevenindo complicações e salvando vidas.

No momento, Leonardo está concentrado na fase de desenvolvimento e otimização do sistema, buscando oferecer uma solução eficaz e confiável para monitoramento e alerta de acidentes em tempo real e espera concluir o projeto ainda este ano, após a realização de testes rigorosos e validação da tecnologia. O projeto demonstra grande potencial para impactar positivamente a segurança e o bem-estar de pessoas vulneráveis.

Leonardo aproveitou o espaço para expressar seus agradecimentos ao IFS e ao Laboratório de Automação Integrada por disponibilizar espaço para o desenvolvimento desse projeto. Ele é estudante de Engenharia Elétrica de Automação e Controle, pesquisador e programador nas áreas de robótica e automação. Já atuou como professor de robótica em algumas escolas da região. Em 2020 ele se destacou após desenvolver uma ferramenta para mostrar o número de casos da Covid-19 em Lagarto em um mapa interativo.

Por José Pedro, LagartoComoEuvejo.com.br

Sair da versão mobile