Polícia Militar de Sergipe conquista Selo de Boas Práticas do ODS por ações de sustentabilidade da ONU

A Polícia Militar de Sergipe recebeu na tarde desta quarta-feira, 12, o Selo 2024 de Boas Práticas do Movimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). A cerimônia foi promovida no Teatro Atheneu, o mais antigo espaço cênico de Sergipe.

A conquista do selo reconhece o compromisso da instituição com a sustentabilidade ambiental, em especial as ações desenvolvidas durante a Semana Nacional de Trânsito de 2023. Dessa maneira, o projeto teve a finalidade de promover a compensação de dióxido de carbono gerado pelos veículos dos órgãos participantes nas ações educativas que ocorreram entre os dias 18 e 25 de setembro, já que a emissão de dióxido de carbono na atmosfera, segundo estudiosos do assunto, está diretamente ligada ao processo do aquecimento global e, consequentemente, algumas catástrofes ambientais.

“A premiação representa o compromisso da Corporação com à coletividade, com os objetivos do desenvolvimento sustentável, é o envolvimento da Polícia Militar com o crescimento sustentável do nosso estado.”, afirmou o comandante da Ascom/PMSE, tenente-coronel Alysson Cruz, que representou o Comando Geral na ocasião. “A conquista do selo mostra que a Instituição prioriza o bem-estar de todos, acena que a PMSE quer contribuir, fazer sua parte na promoção de um mundo mais humano e justo.”

De acordo com o sargento Cristiano Cunha, militar integrante  do Setor de Projetos e Captação de Recursos da PMSE, a metodologia de conversão das emissões de gás carbônico dos veículos, foi baseado no uso de método GHG Protocol, que é reconhecido cientificamente, por converter todas as emissões em CO₂ à quantidade equivalente de árvores a serem plantadas. Desse modo, foi possível ter a quantidade de 420 árvores as quais foram doadas pela PMSE à Secretaria de Meio Ambiente do município de São Cristóvão que realizou o plantio das espécies florestais de Mata Atlântica em áreas de preservação permanente e em áreas públicas da cidade.

Ainda segundo o sargento Cristiano, pós-doutor em Engenharia Florestal, tal ação inovadora realizada na Semana Nacional de Trânsito (SNT), pelo Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) da PMSE, viabilizou o recebimento do Selo ODS 2024 para a Corporação e serve de benchmark para as demais órgãos e secretarias da administração pública como uma ferramenta eficaz dentro do ODS 13 – Ação contra a Mudança Global do Clima. 

As ações desenvolvidas pela Polícia Militar durante a Semana Nacional de Trânsito de 2023, também contaram com o impulsionamento da campanha intitulada “Eu sou o trânsito”. Sob a liderança da publicitária da Secretaria de Segurança Pública, Mariana Vidal, a campanha conseguiu alcançar todos os segmentos do trânsito sergipano, promovendo engajamento e conscientização.

Vale ressaltar que é a segunda vez que a PMSE irá receber o Selo de Boas Práticas. No ano passado, a Corporação recebeu o Selo por conta de ação educativa realizada pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).

A Polícia Militar de Sergipe se compromete a continuar trabalhando em prol da segurança pública e da sustentabilidade ambiental, buscando constantemente novas formas de promover a conscientização e a preservação do meio ambiente.

SOBRE O SELO ODS

Em meio à crescente consciência global acerca da necessidade de um desenvolvimento  que respeite tanto as pessoas e o meio ambiente, o SELO ODS surge como motivação, por meio da certificação, torna-se um reconhecimento tangível do compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS estabelecidos pela Organização das Nações Unidas – ONU.

A certificação transcende apenas o reconhecimento, sendo uma ferramenta de contribuição para a implementação dos objetivos, destacando e honrando instituições – públicas, privadas, organizações e sociedade civil, que transformam através de medidas notórias, gerando um impacto positivo, balizado no alcance da Agenda 2030 e na busca por uma sociedade equitativa e harmônica.

Cada organização que obtém o SELO ODS não apenas demonstra uma ação consciente para um futuro sustentável, mas também como inspiração a outras entidades. Ao ser reconhecida como socialmente responsável, a organização reafirma seu papel na vanguarda da mudança positiva.

O processo de certificação é estruturado por meio de edital, o qual sustenta a análise da prática cadastrada, por meio de formulário que deve enfatizar as ações alinhadas aos 17 objetivos e a forma como a organização ou pessoa física internaliza suas operações diárias e estratégias a longo prazo.
 

Fonte: Ascom PM/SE

» Acompanhe nossas notícias pelo InstagramFacebookTelegram e WhatsApp
PUBLICIDADE
Aço Paris Master Vet - Clínica Veterinária

Deixe um comentário