Com o objetivo de ampliar o processo de identificação de veículos objetos de furto ou roubo apreendidos em Sergipe, a Polícia Científica recebeu novos equipamentos periciais que foram entregues ao Setor de Identificação Veicular do Instituto de Criminalística (IC). O investimento foi de R$ 200 mil, fruto de um convênio entre a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e a Companhia de Saneamento (Deso), em reconhecimento pelas ações desenvolvidas em conjunto em Sergipe.
Com os novos equipamentos, a expectativa é ampliar a assertividade dos exames e laudos periciais que são feitos pelo Instituto de Criminalística de Sergipe, assim como evidenciou Pedro Espíndola. “Dá mais robustez ao nosso trabalho para que a gente possa ter uma materialidade ainda mais concreta sobre o que ocorreu com o veículo, ou seja, se de fato houve adulteração”, evidenciou o perito criminal.
Leitor Veicular
Dentre os equipamentos recebidos pelo IC, o destaque é para o novo leitor de módulo veicular, que permite perícias mais avançadas em veículos apreendidos nas ações policiais em Sergipe. “É um equipamento que faz a leitura do sistema embarcado e que nos retorna informações sobre módulos do veículo, nos dando retorno sobre de fato qual é aquele veículo que está sendo periciado”, contextualizou Pedro Espíndola.
Resultado para sociedade
Polícia Científica
A Polícia Científica de Sergipe é responsável pela execução de exames e emissão de laudos periciais envolvendo investigações conduzidas pela Polícia Civil. Com técnicas científicas e equipamentos de alta precisão tecnológica, a Polícia Científica é composta por quatro institutos: de Criminalística (IC), de Análises e Pesquisas Forenses (IAPF), de Identificação Papiloscopista Wendel da Silva Gonzaga (IIWSG) e Médico Legal (IML).
Fonte: SSP