Em continuidade à visita do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) à Secretaria de Estado da Segurança Pública de Sergipe (SSP), os representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) estiveram acompanhando entregas de equipamentos e verificando reformas e melhorias no Hospital da Polícia Militar (HPM), Batalhão de Choque (BPChoque), Instituto Médico Legal (IML) e Central de Flagrantes. Os investimentos apresentados ao MJSP, nesta terça-feira, 18, fazem parte de recursos do Fundo a Fundo da segurança pública gerido pela Diretoria de Planejamento da SSP (Diplan).
Para Michelle Silveira, representante da Diretoria do FNSP, o estado tem gerido de forma efetiva os recursos do Fundo a Fundo na concretização de investimentos em áreas diversificadas da segurança pública. “Sergipe está de parabéns, pois tem feito aquisições diversificadas com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública. São itens que vão trazer uma maior atuação da segurança pública no estado”, avaliou.
Na mesma linha de reconhecimento da importância dos recursos do Fundo a Fundo, Anúbia Melo destacou que a política de investimentos representa uma transformação positiva na área da segurança pública em Sergipe. “Essa política de investimentos resulta na diminuição da violência e da criminalidade. São ações conjuntas pensadas e executadas em um planejamento estratégico que dá resultado”, reforçou.
Recursos para saúde dos servidores
É nesse sentido que a tenente-coronel Evangelina de Deus ressaltou que o FNSP tem proporcionado investimentos na ampliação das ações de segurança pública nos estados, inclusive na área da saúde. “O Fundo tem mudado a história da segurança pública como um todo. Os recursos têm sido utilizados para a melhoria na qualidade de vida dos profissionais, com equipamentos e serviços viabilizados pelo FNSP”, enfatizou.
“O FNSP tem sido um grande parceiro e financiador de melhorias efetivas para o ambiente de trabalho dos servidores da segurança pública. Além dos equipamentos, o Fundo tem tratado a questão da saúde integral do profissional da segurança pública, o que é muito importante. Na ponta, nós vemos um serviço de excelência para a sociedade sergipana”, acrescentou a tenente-coronel Evangelina de Deus.
Ampliação da segurança pública
É também como resultado da visita às unidades de segurança pública, como o BPChoque, que novos investimentos e repasse de recursos para SSP poderão ser viabilizados junto ao MJSP, assim como destacou a representante do FNSP. “A gente tem como tarefa buscar soluções com relação à estrutura física. Vamos buscar soluções para atender essa demanda”, evidenciou a integrante da Diretoria do Fundo.
Histórico de repasses
Os recursos advindos do Fundo Nacional de Segurança Pública já vêm sendo recebidos por Sergipe desde 2019. “São repasses obrigatórios, e esses recursos têm dado uma cara nova à segurança pública, possibilitando uma estrutura que dá um ar de felicidade a todo o servidor. Trabalhamos com o cuidado ao servidor da segurança pública e o enfrentamento à violência”, relembrou Anúbia Melo, gestora do Fundo a Fundo em Sergipe.
Em Sergipe, o recebimento desses recursos foi viabilizado pela Lei nº 8.579/2019, que rege toda a política estadual de segurança pública, conforme contextualizou Anúbia Melo. “Essa legislação nos dá essa condição e também esse trabalho integrado entre as instituições para que a gente ofereça o melhor resultado para a nossa sociedade, para a sociedade sergipana”, reiterou.
Ainda fruto dos recursos repassados no âmbito do FNSP para Sergipe, na segunda-feira, 17, a Secretaria da Segurança Pública recebeu novos equipamentos e viaturas destinadas às instituições que formam a SSP. “Verificamos a entrega de veículos, vans, ambulâncias, guinchos, armamentos e outros equipamentos que foram destinados ao Corpo de Bombeiros e às polícias Militar, Civil e Científica”, ressaltou Anúbia Melo.