O ex-CEO das Americanas, Miguel Gutierrez foi preso em Madri, na Espanha.
O que aconteceu
Comunicado de prisão feito à Polícia Federal nesta sexta-feira (28). O empresário foi alvo de mandado de prisão preventiva ontem, mas não foi encontrado na casa dele.
Ex-diretora continua foragida. Além do Ex-CEO da varejista, a PF também tentou prender a ex-diretora Anna Saicali, mas também não conseguiu.
Gutierrez e Saicali foram colocados na lista vermelha da Interpol. O pedido para incluí-los na lista de procurados foi feito pela PF após eles não terem sido encontrados em operação nesta quinta (27).
Ex-CEO é acusado de comandar esquema de fraudes contábeis de risco sacado. Essa prática consiste em uma operação na qual varejistas conseguem antecipar o pagamento a fornecedores por meio de empréstimo junto aos bancos.
A investigação da PF também apura a contabilização pelas Americanas de contratos falsos. Nesse caso, a PF diz ter identificado fraudes envolvendo contratos de VPC (Verba de Propaganda Cooperada. Segundo a corporação, esses contratos nunca existiram.
Há ainda suspeita de prática o crime de manipulação de mercado. O grupo comandado por Gutierrez também teria feito uso de informação privilegiada da varejista, com indícios de associação criminosa e lavagem de dinheiro.