Seis municípios de Sergipe apresentam alto índice de infestação pelo Aedes aegypti, de acordo com informações divulgadas, nesta segunda-feira (29), pela Secretaria de Estado da Saúde.
De acordo com o quarto Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), outros 47 municípios estão em situação de médio risco e 22 de baixo risco.
Entre os municípios com alto índice estão Simão Dias (5,6); Barra dos Coqueiros (5,5); Moita Bonita (5,0); Itabaiana (4,4); Salgado (4,4) e Cumbe (4,2).
O estudo, que tem o objetivo de medir a presença do vetor nas localidades pesquisadas, apresenta o índice satisfatório que vai de 0 a 0,9; o de média infestação de 1,0 a 3,9 e o de alto risco acima de 4,0.
Combate e prevenção
A orientação é que população continue adotando as medidas preventivas, como retirar o lixo acumulado nos quintais da residência, observar os reservatórios de água e limpar as calhas dos telhados são algumas precauções para o controle eficaz contra o mosquito. Também é recomendada a vacinação contra a dengue.
Sintomas
Os infectados pelo mosquito podem apresentar febre, dor de cabeça e no corpo. Caso haja outros sintomas mais específicos, a pessoa deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para uma avaliação médica.
É necessário cuidado com a automedicação, pois os anti-inflamatórios e os medicamentos que contêm ácido acetil salicílico são contraindicados em pessoas com dengue, pois podem aumentar o risco de sangramentos e complicações.