Os professores da Rede Estadual de Ensino de Sergipe decidiram paralisar suas atividades nesta segunda (26) e terça-feira (27), em protesto contra a falta de diálogo com o Governo do Estado.
A decisão foi tomada após uma assembleia realizada no dia 20 de agosto, onde a categoria expressou insatisfação com a ausência de progresso nas negociações sobre suas reivindicações.
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese) afirmou que, desde o início do ano, enviou 29 ofícios solicitando audiências com o governo, sem obter respostas concretas.
Em resposta a um ofício do Secretário de Educação de Aracaju, Ricardo Abreu, que sugeriu criminalizar o movimento, o Sintese protocolou um novo ofício reiterando a necessidade de uma proposta efetiva para resolver as questões pendentes.
O Sintese critica a postura do governo, que tem apresentado propostas unilaterais e não se mostrado disposto a uma negociação genuína. A paralisação é vista como uma medida necessária para destacar a perda de poder aquisitivo dos docentes e a falta de valorização da profissão.