Projeto do HU de Lagarto voltado para purificação de água em uso hospitalar recebe premiação em congresso internacional

O Hospital Universitário de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (HUL-UFS), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), conquistou o terceiro lugar na categoria “Prêmio de Excelência em Responsabilidade Social e Ambiental”. O reconhecimento ocorreu durante o 47º Congresso Mundial de Hospitais, realizado de 10 a 12 de setembro, no Rio de Janeiro (RJ), quando foi destacado, por meio de entrega de placa e certificado, o compromisso do HUL com práticas sustentáveis e investimentos em novas tecnologias para tratamento e captação de água.

O projeto “Aplicação da tecnologia eficiente na melhoria dos recursos hídricos”, direcionado para qualificar o abastecimento de água na unidade hospitalar, colocou o HUL-UFS como a única instituição brasileira entre as sete concorrentes na categoria. A iniciativa resultou em uma significativa melhoria na qualidade da água e na redução de custos de até 81,79%.

A arquiteta do HUL-UFS, Kamila Pereira Porto Ramos, uma das autoras do projeto, disse que a “premiação representa o reconhecimento de toda a Rede Ebserh. Estamos muito felizes com essa oportunidade, já que o projeto tem um impacto positivo para todos, proporcionando água potável diretamente da torneira no Hospital”. E explicou: “O projeto tem relevância global por tratar de uma tecnologia que filtra e trata a água”. Os demais autores do projeto são: Paulo Roberto dos Santos, Michael Santos Azevedo, Gilmara Menezes de Carvalho e Eloise dos Passos Rodrigues.

Estação de desinfecção e filtragem

O sistema de tratamento inclui uma estação compacta com equipamentos que garantem a desinfecção e filtragem da água, assegurando que atenda aos padrões de qualidade exigidos. Além de garantir um abastecimento contínuo, a implementação do projeto resultou na redução de contaminantes, como nitratos, abaixo dos limites estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A gestão hídrica do HUL-UFS não apenas melhorou a qualidade da água, mas também demonstra viabilidade econômica, beneficiando todos os pacientes atendidos na unidade hospitalar.

Os vencedores foram anunciados durante o jantar de gala realizado na noite dessa quarta-feira (11). Desde 2015, o congresso reconhece as melhores práticas e inovações em hospitais ao redor do mundo. Em 2024, mais de 500 inscrições foram recebidas, resultando em 49 finalistas em seis categorias. Considerado o maior evento hospitalar do mundo, o Congresso Mundial de Hospitais é promovido pela International Hospital Federation (IHF), em parceria com Federação Brasileira de Hospitais (FBH), e reúne líderes e executivos do setor de saúde para compartilhar conhecimentos e boas práticas em gestão e prestação de serviços.

“Pense em um hospital inserido no seu ambiente, em que a água é um bem muito importante para cuidar das pessoas e para exemplo para todo o planeta”, disse na oportunidade o vice-presidente da Ebserh, Daniel Beltrammi. Ele ressaltou que a premiação recebida pela Ebserh reforça o compromisso em compartilhar boas práticas no uso responsável desse recurso valioso.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh

» Acompanhe nossas notícias pelo InstagramFacebookTelegram e WhatsApp
PUBLICIDADE
Aço Paris Master Vet - Clínica Veterinária

Deixe um comentário