Alguns membros da alta cúpula do Partido dos Trabalhadores (PT) avaliam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode desistir de concorrer à presidência da República em 2026, caso sua popularidade e a aprovação do governo não deem a ele segurança para buscar a reeleição, segundo reportagem da Folha de S. Paulo.
A preocupação entre lideranças do PT é que o presidente conclua que encerrar sua carreira eleitoral com a vitória de 2022 seria a melhor escolha, evitando o risco de uma derrota em sua possível última disputa presidencial. Caso isso aconteça, dificilmente ele teria uma nova oportunidade de revanche em 2030, quando teria 85 anos e encerraria o mandato próximo dos 90.
Entretanto, a expectativa é de que a pressão para que Lula se candidate em 2026 será imensa, mesmo diante do risco de derrota. Isso porque, diz o jornal, o PT e, mais amplamente, o campo da esquerda, apresentam uma “lulodependência”, uma vez que não há outra liderança com a mesma força capaz de mobilizar milhões de votos.