Em dezembro, três homens acusados pelo assassinato do médico José Carlos Bezerra Carvalho, conhecido como Dr. Zé Carlos, enfrentarão júri popular em Salvador, na 1ª Vara do Tribunal do Júri do Fórum Rui Barbosa. O crime, ocorrido em 2014, abalou a comunidade de Paripiranga (BA) e outras cidades do sertão baiano onde o médico atuava como ginecologista e obstetra. Na noite do homicídio, Dr. Zé Carlos foi morto a tiros enquanto retornava para casa após uma ida à academia.
Os acusados são Leonardo Fraga Guimarães, apontado como executor; Igor de Menezes Carvalho, que teria dirigido a moto para o executor; e Alexandre Magno Rodrigues de Oliveira, suspeito de ser o mandante e então procurador do município. De acordo com o Ministério Público, o crime teria motivação política, visto que Dr. Zé Carlos, influente na região, possivelmente se candidataria à prefeitura. O homicídio é classificado como triplamente qualificado por motivos como emboscada e promessa de recompensa.
Igor Carvalho, já preso por outro homicídio, e Leonardo Guimarães, transferido recentemente a Salvador para o julgamento, responderão junto a Alexandre Magno, atualmente vereador e respondendo em liberdade. A esposa e familiares do médico esperam pelo desfecho judicial há uma década e organizaram uma caravana de apoio para o julgamento, que ocorrerá no próximo dia 3 de dezembro a partir das 8h.
Dr. Zé Carlos era um dos médicos mais respeitados da região, com atuação em milhares de partos e outros atendimentos. Sua trajetória de vida, marcada por dedicação e serviços prestados à comunidade, foi brutalmente interrompida, causando profunda indignação.
Fonte: Alô Juca