Ícone do site Simão Dias Como eu Vejo

Iguá assina contrato de concessão e inicia período de transição para assumir operação de saneamento em Sergipe

A Iguá, uma das maiores empresas de saneamento do Brasil, assinou, nesta quarta-feira (18), o contrato de concessão parcial dos serviços de água e esgoto para 74 dos 75 municípios de Sergipe. A cerimônia foi realizada no Centro de Convenções de Aracaju e contou com a presença do governador do Estado, Fábio Mitidieri (PSD), além de prefeitos e prefeitas e outras autoridades. 

O ato marca o início da “operação assistida”’, período de transição de até 180 dias, no qual a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) concede acesso à Iguá Sergipe para que a companhia conheça os sistemas de água e esgoto do estado e desenvolva seu plano de ação. Essa etapa visa garantir a continuidade dos serviços quando houver a transferência de atividades para a concessionária, o que acontecerá no primeiro semestre de 2025.  

Após iniciar sua operação, a Iguá Sergipe será responsável pela distribuição de água e a coleta e tratamento de esgoto, enquanto a Deso permanecerá realizando a captação e tratamento da água. 

Como previsto em contrato, a Iguá realizou, antes da assinatura, o pagamento de 60% da outorga de R$ 4,5 bilhões. O restante será pago em duas parcelas, a primeira após o período de transição e a segunda ao completar dois anos da assinatura do contrato. Além da outorga, de acordo com o edital, a previsão de investimentos é de aproximadamente R$ 6 bilhões no estado ao longo de 35 anos.  

“Este projeto é transformador para a Iguá. Temos plena consciência da nossa responsabilidade, mas também convicção de que realizaremos as entregas prometidas. Vamos melhorar a qualidade de vida da população, abordando questões como intermitência, falta d’água e a universalização da coleta de esgoto”, afirmou Roberto Barbuti, CEO da Iguá Saneamento. “Além de melhorar a qualidade de vida, o saneamento impulsiona o desenvolvimento econômico, viabilizando projetos imobiliários, infraestrutura turística e gerando milhares de empregos diretos e indiretos”. 

Pelo marco legal do saneamento, estados e municípios devem garantir a universalização do acesso à água potável e esgoto tratado até 2033. Com a nova concessão, a Iguá reforça seu compromisso de investir no saneamento do Brasil e promover melhorias significativas na qualidade de vida da população sergipana. 

“Vamos começar a atender os anseios dessas populações, porque quem vive no sertão sergipano, infelizmente, teve que aprender a conviver com a falta d’água, mas ele não gosta de ter falta d’água e de saneamento, ele quer a dignidade, ele quer água porque água é saúde, água é vida e o que vamos devolver a eles é a esperança, a dignidade, a vida e a saúde”, afirmou Fábio Mitidieri, durante a cerimônia governador de Sergipe. 

Sobre a Iguá Saneamento: A Iguá Saneamento atua na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 19 municípios, de cinco estados brasileiros (AL, MT, PR, RJ e SP), com 8 operações que beneficiam quase 3 milhões de pessoas. Em setembro de 2024, a Iguá venceu o leilão de concessão parcial dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Sergipe, onde atenderá 74 municípios, e o leilão de PPP da Companhia Estadual de Saneamento do Paraná (Sanepar), arrematando o lote 3, pelo qual vai operar em 28 municípios da região Oeste do Paraná.  

Signatária da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, a companhia participa dos Movimentos 2030, com foco em universalização do saneamento, segurança hídrica, redução das emissões de CO2, aumento de mulheres na liderança e transparência de gerenciamento do negócio. Por sua gestão sustentável, desde 2021 figura no ranking do GRESB (Global Real Estate Sustainability Benchmark). A Iguá também se destacou, pela 4ª vez, como líder na categoria de saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura no TOP Open Corps 2024, ranking nacional que avalia a relação com startups. Ainda em 2024, a companhia garantiu a manutenção de suas certificações ISO 37001 e ISSO 37301 (Sistemas de Gestão Antissuborno e Sistemas de Gestão Compliance), demonstrando maturidade desde a certificação inicial e reforçando os altos padrões éticos e legais aplicados em suas operações. Em 2023, a companhia foi eleita pelo 7° ano consecutivo como excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em www.igua.com.br

Sair da versão mobile