Ícone do site Simão Dias Como eu Vejo

Oposição está em vantagem na disputa pela Presidência da Câmara Municipal de Simão Dias

A movimentação está intensa nos bastidores na luta pela presidência na Câmara Municipal de Simão Dias, para o biênio 2025/2026, o poder executivo liderado pelo Prefeito Cristiano Viana tem a minoria dos vereadores e possivelmente perderá o posto de presidente da Câmara tudo indica que a oposição vai conquistar o cargo.

A situação elegeu Pequeno Soares, Rogério Nunes, Delson do Bomfim e Zé Caetano pelo Partido dos Trabalhadores e Daniela Trindade pelo PP, são 05 vereadores em um universo de 13 vagas na casa legislativa, com o falecimento do vereador eleito Zé Nunes, o número caiu para 12 votantes na eleição para a presidência da casa, já que Roberval (PSB) foi diplomado como suplente, o mesmo substituirá Zé Nunes, mas só assumirá após o início dos trabalhos legislativos.

Sendo assim estão no bloco de oposição e decidirão a presidência da casa os vereadores Dudu de Lourenço (PSD), Jeferson da Salobra (PSD), Professor Jeferson (PSB), Rômulo de Zé de Lauzina (Podemos), Odilon (PSD), Flávio Cabelereiro (União) e Irailde (Mobiliza). O bloco indicou a vereadora Irailde como candidata a presidência, os demais membros que irá compor a mesa ainda não foi divulgado pelo grupo.

Seguindo a lógica até então serão 07 votos da oposição contra 05 da situação, a não ser que algum vereador seja convencido e mude de ideia até o dia 1º de janeiro, dia da posse, no caso a oposição precisaria de mais dois votos, já que em caso de empate a vaga fica com o vereador mais velho e neste caso a candidatura de Iraildes atende este requisito e favorece a oposição.

Com minoria na Câmara o prefeito Cristiano Viana precisará ter mais poder de convencimento e uma boa articulação política para aprovar os projetos de interesse do executivo.

Por SimãoDiasComoEuVejo.com.br

Sair da versão mobile