Ícone do site Simão Dias Como eu Vejo

Estudante da rede pública estadual de ensino embarca para intercâmbio nos Estados Unidos

Foto: Maria Odília

A estudante do Centro de Excelência de Educação Profissional Berila Almeida, Júlia Thomazini, que representa Sergipe no Programa Jovens Embaixadores 2025, embarcou para Brasília nesta segunda-feira,6, antes de seguir para Washington D.C., nos Estados Unidos. Júlia é uma das 30 estudantes selecionadas em todo o Brasil para participar do programa, que proporciona uma experiência de intercâmbio cultural e acadêmico nos Estados Unidos.

Junto com outros 29 estudantes brasileiros selecionados, Júlia participará, primeiramente, de uma imersão cultural na capital do Brasil, fará visitas técnicas e socializará as experiências com outros estudantes. Logo após, a programação especial inicia em solo americano, durante três dias na capital norte-americana, incluindo visitas a pontos históricos e oficinas. Depois, ela será acolhida por uma família voluntária em Pensacola, no estado da Flórida, onde vivenciará a rotina local, aprenderá sobre a cultura estadunidense e terá a oportunidade de aprimorar seu inglês. Além disso, a jovem participará de atividades como oficinas de empreendedorismo, liderança e projetos de impacto social.

Para chegar ao título de Jovem Embaixadora, a estudante passou por um processo de seleção, onde envolveu a análise da documentação, avaliação da escrita e a entrevista oral diretamente com a Embaixada dos Estados Unidos, que ocorreu de forma online, onde ela foi aprovada com êxito em cada uma das etapas. Júlia foi orientada pelo professor de inglês, José de Arimatea Diniz Fontes.

A coordenadora técnica estadual do programa em Sergipe, Célia Gil, ressaltou a importância dessa experiência transformadora. “Tudo isso irá trazer coisas boas para a vida de Júlia. Além do conhecimento, ela terá uma experiência de vida única e amadurecimento pessoal. Fico muito contente em saber que nosso trabalho de acompanhar todas as etapas da seleção desses jovens vale a pena”, afirmou.

Entusiasmada com a viagem, a estudante compartilhou suas expectativas. “Estou muito animada para essa viagem. Quero melhorar meu desempenho na língua inglesa, conhecer novas culturas e me sinto realizada por ter conquistado essa oportunidade”, destacou Júlia Thomazini, estudante de Nossa Senhora das Dores. 

Para os pais, saber que a filha, por meio da educação e do conhecimento conseguiu chegar nesse lugar é motivo de orgulho. “Saber que minha filha alcançou isso por meio da educação e do conhecimento me deixa muito feliz. Sei que é uma oportunidade difícil e especial”, compartilhou Aline Thomazini, mãe da estudante. 

A experiência de Júlia também foi celebrada por Anabel Melo Prestes, que participou do programa em 2024. “Não é apenas uma viagem, é uma imersão em uma cultura totalmente diferente. Essa experiência muda a forma como pensamos. Tenho certeza de que Júlia voltará com ideias incríveis e buscará coisas grandes para o futuro”, destacou Anabel.

Sobre o programa

O Programa Jovens Embaixadores (JE) é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado norte-americano e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América e implementado pela Associação Grupo Mais Unidos.

O público-alvo do programa são jovens com espírito empreendedor que, por meio de iniciativas e ações criativas e inovadoras, sejam elas pequenas ou grandes, geram benefícios e ajudam a promover o bem-estar social.

Fonte: Seduc

Sair da versão mobile