Ícone do site Simão Dias Como eu Vejo

Programas criados por Zezinho Sobral na Secretaria de Educação reduz desigualdades sociais em Sergipe

Foto: Reprodução/Instagram


A rede estadual de Educação de Sergipe encerrou o ano de 2024 com 165 mil alunos matriculados nas 318 escolas estaduais. Dentre o conjunto de ações que contribuem para que Sergipe se destaque nacionalmente, elevando cada vez mais os resultados, está uma série de programas e ações desenvolvidas em todo o território.

Além das ações implementadas diariamente em sala de aula, a rede estadual possui programas que garantem equidade e oportunidades para todos os estudantes e que combatem as desigualdades sociais. Exemplo disso é o Cuidar-SE, que garante dignidade menstrual a todas as pessoas que menstruam a partir dos 9 anos com a disponibilização de absorventes; Alimentação Escolar, que disponibiliza mais de 220 mil refeições diárias com itens provenientes da agricultura familiar, Barriguinha Cheia, que garantirá a partir de 2025 o acolhimento nutricional nas escolas assim que o aluno entra na escola.

Ao longo do ano letivo, a Seed garante transporte escolar com programas que dão suporte, a exemplo do Programa Estadual de Transporte Escolar (Pete), do Cartão Mais Aracaju/Seed e de convênios. O Pete é uma parceria entre o Estado e 43 municípios conveniados em regime de parceria em mais de 600 linhas. A Seed também conta com o transporte escolar para atender aos alunos da educação especial, com mais de 62 vans preparadas e adaptadas.

Sergipe também premia estudantes e professores por meio do Programa Educação Nota 10, avanço importante para a consolidação de uma educação pública de excelência em Sergipe. Ao reconhecer e valorizar as boas práticas pedagógicas, o programa motiva outros profissionais da educação a buscar continuamente inovação e melhorias.

A rede estadual conta, também, com o programa Sergipe no Mundo, que proporciona intercâmbio anual para 100 estudantes para países da Europa e América do Norte. Para 2025, será ampliado para professores e servidores. Também oferta o programa Acolher, que garante atenção psicossocial com a presença de assistentes sociais e psicólogos.

O Governo do Estado também oferta um elenco de ações em regime de colaboração com os municípios, na perspectiva de qualificar o acesso e a ampliação. Exemplos disso são o Programa Alfabetizar Pra Valer e o Programa de Apoio aos Municípios para a Expansão da Educação Infantil (Ameei), com a construção de creches, Educação de Jovens e Adultos (EJA), o Alfabetiza Sergipe, lançado para alfabetizar jovens e adultos a partir dos 15 anos, educação técnico-profissionalizante e o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Estado de Sergipe (Saese), Educação Inclusiva, Selo Educação Antirracista Professora Maria Beatriz Nascimento e o Programa Sergipe na Idade Certa (Prosic), e muitos outros.   

Sergipe também faz o dever de casa garantindo estrutura. Já são 62 obras entregues, entre quadras e escolas reformadas, além de 162 escolas climatizadas, que garantem conforto, inclusão e cidadania para estudantes e professores, e 94 unidades já estão em processo de aumento de carga para a futura instalação de aparelhos de ar condicionado. A meta do governo é ter todas as 318 climatizadas até 2026. Atualmente, 40 escolas estão em reformas em todo o estado de Sergipe.

*Com informações da SEED

Sair da versão mobile