Polícia Ambiental resgata 140 animais silvestres em Cícero Dantas, Jeremoabo e outras cidades das Bahia

Foto: Ascom/Inema

Entre os dias 7 e 13 de fevereiro, a Operação Arara Kuara combateu a caça ilegal e o tráfico de aves silvestres, resultando no resgate de 140 animais, além da apreensão de oito armas de fogo e 12 apetrechos de caça. A ação foi conduzida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), com apoio da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), percorrendo os municípios de Tucano, Cícero Dantas, Euclides da Cunha, Canudos e Jeremoabo.

Os animais resgatados passarão por avaliação no Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) e, sempre que possível, serão reintroduzidos na natureza. Realizada desde 2019 na região do Raso da Catarina, a operação já alcançou resultados expressivos, incluindo a prisão de traficantes internacionais de araras-azuis-de-lear e de comerciantes sergipanos que revendiam passeriformes ilegalmente. Além disso, acampamentos de caçadores foram desmontados.

A operação conta com o apoio da Cipe Caatinga, Cipe Nordeste e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O Inema reforça a importância das denúncias da população para combater crimes ambientais, que podem ser feitas anonimamente pelo telefone 0800 071 1400 ou pelo e-mail [email protected].

A Lei de Crimes Ambientais (Lei n.º 9.605/1998) prevê penas de reclusão de um a cinco anos para quem utilizar explosivos na pesca, com penalidades agravadas em caso de apreensão desses artefatos.

Por JeremoaboComoEuVejo.com.br com informações do Inema

» Acompanhe nossas notícias pelo InstagramFacebookTelegram e WhatsApp
PUBLICIDADE
Aço Paris Master Vet - Clínica Veterinária

Deixe um comentário