Ícone do site Simão Dias Como eu Vejo

Exposição sobre os 60 anos da banda e orquestra lagartense Los Guaranis inicia nesta quinta-feira

A Casa da Cultura de Lagarto abre suas portas nesta quinta-feira, 20, para a exposição ‘Los Guaranis nos bailes da vida’, em homenagem aos 60 anos da banda e orquestra lagartense Los Guaranis. A mostra, que reúne documentos e fotografias do grupo, é uma realização da Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), e ficará aberta para a visitação do público de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, até o final do mês de março. A Casa da Cultura está localizada na Praça da Liberdade, nº 54.

De acordo com o secretário da Secult, Nenê Prata, a importância de dar visibilidade aos artistas lagartenses surge da necessidade de resgatar a cultura local, muitas vezes invisibilizada. “A intenção é resgatar a história local. A exposição em homenagem a Los Guaranis tem como objetivo resgatar a história do grupo e exaltar a importância deles para a cultura de Lagarto e do Estado. Além disso, o nosso intuito é salvaguardar a memória que já estava esquecida há muito tempo”, disse.

A banda

Fundada em 1963, a partir da união de um grupo de amigos da Filarmônica da ‘Lira Nossa Senhora da Piedade’, que tiveram a ideia de formar um conjunto musical, a banda e orquestra Los Guaranis foi sucesso em diversos estados nas décadas de 1960 a 1990, com repertório diversificado para todas as gerações, dividindo palco com grandes artistas nacionais a exemplo de Roberto Carlos, Dominguinhos e Luiz Gonzaga.

A banda e orquestra Los Guaranis foi oficializada como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município de Lagarto, por meio da Lei nº 35 de agosto de 2017, sancionada pelo ex-prefeito Valmir Monteiro.

Fonte: Prefeitura de Lagarto

Sair da versão mobile