Ícone do site Simão Dias Como eu Vejo

Zezinho Sobral destaca avanços do Centro Estadual de Idiomas e expansão do programa “Sergipe no Mundo”

Foto: Silvio Oliveira

A política estadual de internacionalização da educação pública de Sergipe, lançada em 2023 sob o nome “Sergipe no Mundo”, vem se expandindo por meio do Centro Estadual de Idiomas (CEI). A unidade, que funciona na Aliança Francesa e em nove polos regionais, oferece cursos de espanhol, inglês, francês e libras para 685 alunos. Além do ensino de idiomas, o CEI orienta sobre bolsas e programas de formação, além de estabelecer parcerias internacionais.

Neste sábado (22), o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, visitou a unidade e reforçou os três pilares do programa: intercâmbios estudantis – que já levaram alunos a cinco países em 2024 –, ensino de línguas para alunos, professores e servidores, e formação complementar para educadores. Segundo ele, aprender um novo idioma amplia oportunidades profissionais e fortalece a presença dos jovens no cenário global.

Os alunos do CEI recebem material didático personalizado com conteúdos sobre Sergipe em inglês e espanhol e participam de eventos culturais, como o Sarau Cultural de Idiomas, previsto para 9 de maio. O diretor do CEI, Waldiney Santos, destaca que o projeto só é possível graças à visão de uma gestão comprometida com a internacionalização da educação pública e que busca constantemente novas parcerias globais.

O CEI também apoia programas como o Parlamentar do Mercosul, Fulbright DAI e cursos de formação internacional para professores. Para estudantes da rede pública, o programa “Sergipe no Mundo” assegura a oportunidade de aprendizado de uma língua estrangeira, com a possibilidade de intercâmbio ao final do curso.

*Com informações da SEED

Sair da versão mobile