
A Polícia Civil de Sergipe, por meio da Delegacia de Boquim, cumpriu nessa terça-feira (15), mandado de internação compulsória contra uma mulher investigada pela morte do companheiro, ocorrida no último domingo (13), naquele município. A medida foi solicitada pela autoridade policial após análise de antecedentes psiquiátricos da investigada, que, segundo laudo anterior, foi considerada inimputável.
De acordo com o delegado Josenildo Brito, logo após o crime, a mulher procurou a 2ª Companhia do 6º Batalhão da Polícia Militar (2ª Cia/6º BPM) e relatou o homicídio. Policiais militares confirmaram a ocorrência no local e a conduziram à delegacia. Durante o deslocamento, a mulher apresentou um surto psicótico dentro da viatura, sendo encaminhada para unidade hospitalar, onde foi medicada e permaneceu sob observação médica até a manhã de segunda-feira (14).
A equipe da Polícia Civil colheu a declaração da investigada na própria unidade de saúde. Em depoimento, ela afirmou que aguardou o companheiro adormecer para, então, cometer o crime. Não foi lavrado auto de prisão em flagrante, uma vez que a mulher se apresentou espontaneamente.
Durante os levantamentos realizados, os investigadores constataram que já havia um processo criminal anterior, no qual foi instaurado um incidente de insanidade mental, cujo laudo pericial indicava a inimputabilidade da mulher. Diante disso, o delegado representou à Justiça pela internação compulsória e pela instauração de um novo incidente de sanidade mental, a fim de verificar se, no momento do fato, ela era capaz de compreender o caráter ilícito da conduta.
A solicitação foi deferida na tarde desta terça-feira, e a Polícia Civil iniciou diligências para localizar a investigada, que havia deixado a cidade pela manhã. Após troca de informações com outras unidades policiais, a Delegacia de Cristinápolis comunicou a detenção da mulher. Equipes da Delegacia de Boquim se deslocaram até o município, realizaram a transferência da investigada e comunicaram o cumprimento da medida ao juízo criminal.
A mulher foi encaminhada ao Hospital São José, onde permanecerá internada e à disposição da Justiça.
Relembre o caso
No último domingo (13), policiais militares atenderam a uma ocorrência em que uma mulher afirmou ter matado o companheiro após uma briga, no município de Boquim. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas a vítima já estava em óbito quando a equipe chegou ao local. A suspeita foi presa e, durante o trajeto até a delegacia, tentou contra a própria vida, sendo encaminhada a uma unidade de saúde da região para atendimento médico.