
No início da manhã desta sexta-feira, 9, funcionários da empresa Renova, responsável pela coleta de lixo em Aracaju, paralisaram temporariamente as atividades. A mobilização foi motivada por reivindicações relativas ao não pagamento de horas-extras e do adicional de periculosidade.
De acordo com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a empresa Renova declarou que os pagamentos aos trabalhadores estão sendo realizados ao longo desta sexta-feira, dentro do prazo legal — o quinto dia útil do mês. Também afirmou que as equipes já retomaram os serviços e que a coleta domiciliar será totalmente normalizada até o fim da manhã.
Em nota, a Emsurb esclareceu ainda que os pagamentos devidos à prestadora de serviços estão sendo feitos de forma rigorosa e pontual. Segundo a autarquia, desde o início da execução contratual, já foram repassados R$ 8.494.755,95, referentes aos meses de fevereiro, março e abril de 2025.
A Emsurb informou que notificou a Renova mais de dez vezes por falhas na execução dos serviços e determinou a instauração de um processo administrativo para apurar responsabilidades e aplicar possíveis penalidades.
A Emsurb reforçou “o compromisso de fiscalizar a execução do contrato e garantir a continuidade dos serviços com qualidade para a população aracajuana”.