
A partir da madrugada deste sábado (17), a Gerência de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) informa a probabilidade de chuvas moderadas a intensas, com possibilidade de trovoadas e descargas elétricas. O alerta é válido até às 10h da segunda-feira (19).
Durante o período, o acumulado de chuvas pode ultrapassar 50 mm por dia, e os ventos intensos podem variar entre 40 e 80 km/h, a depender da região.
A instabilidade climática é causada pela atuação das ondas de leste, bem como por um cavado em baixos e médios níveis da atmosfera — uma extensão de um sistema de baixa pressão atmosférica. As ondas de leste são distúrbios ondulatórios formados em áreas tropicais, nos baixos níveis da atmosfera.
A Semac segue monitorando as condições climáticas e reforça que a ocorrência de chuvas pode gerar acumulados expressivos em todo o estado, apresentando riscos em rodovias, alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de pequenos córregos e riachos, além de elevações nos níveis dos principais rios e lagoas.