Ícone do site Simão Dias Como eu Vejo

BC vai lançar Pix automático; veja calendário e como funciona em cada banco

O Banco Central (BC) vai lançar nesta quarta-feira (4), o Pix automático, nova funcionalidade que permite a realização de pagamentos recorrentes de contas como as de água, luz, telefone, escola, academia e assinaturas.

A autoridade monetária prevê que a modalidade deve passar a operar no dia 16 de junho, mas algumas instituições financeiras já têm o sistema em funcionamento. Nele, o cliente só precisa autorizar a operação uma vez, sem fazer um novo pagamento a cada nova cobrança.

Ao autorizar as cobranças por Pix automático, o cliente deverá definir algumas regras, como o valor máximo de cada pagamento. Caso não concorde com o valor da cobrança, será possível cancelar o agendamento do pagamento até as 23h59 do dia anterior à cobrança.

Caso não haja saldo suficiente na conta do cliente no momento do débito, serão feitas três tentativas de cobrança em um período de até sete dias. Durante esse prazo, o cliente será notificado das tentativas e poderá providenciar os recursos para manter o serviço ativo.

COMO FUNCIONA?

Sair da versão mobile