
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) está com matrículas abertas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), voltadas ao segundo semestre letivo de 2025. Os interessados podem se inscrever até o dia 19 de julho por meio do Portal Matrícula Online.
A EJA é destinada a pessoas que não concluíram os estudos na idade apropriada — a partir de 15 anos para o Ensino Fundamental e de 18 anos para o Ensino Médio. Atualmente, 147 escolas estaduais oferecem a modalidade, espalhadas por todas as Diretorias Regionais de Educação (DREs). Ao todo, estão sendo disponibilizadas 5.287 vagas, distribuídas entre o Ensino Fundamental I (44 vagas), Ensino Fundamental II (743 vagas) e Ensino Médio (4.500 vagas). O curso possui duração total de 18 meses.
O secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, reforçou o papel social da modalidade como ferramenta de transformação de vidas. “Por meio da EJA, jovens e adultos têm a oportunidade de retomar os estudos, recomeçar e ultrapassar barreiras. É uma política pública que promove inclusão, justiça social e dignidade, sendo uma porta aberta para novos começos”, destacou o secretário.
Segundo o diretor do Serviço de Educação de Jovens e Adultos, Gleyson Santos, o processo de matrícula segue em andamento, ainda com vagas disponíveis em todo o estado. “Estamos na fase de transferência interna e renovação de matrículas para quem já estuda na EJA. A partir da próxima segunda-feira, 14, inicia-se a matrícula para novos alunos. Ainda há mais de três mil vagas disponíveis”, explicou.
Gleyson também adiantou que mudanças estão sendo planejadas para qualificar ainda mais a modalidade. “Estamos realizando ajustes para que, a partir de 2026, a EJA passe por reformulações, com novidades que visam ampliar e melhorar a oferta para os estudantes em todo o estado”, afirmou.
Por Reinaldo Valverde
*Com informações da Seed