
Rastros de luz foram vistos no céu de Sergipe, na região litorânea e em alto-mar na madrugada desta segunda-feira (14). Em vídeos que circularam nas redes sociais, os observadores se questionaram sobre o que seriam os corpos vistos no céu.
Segundo o professor e astrônomo Diogo Souto, da Universidade Federal Sergipe (UFS), os rastros de luz observados se tratam de lixo espacial em órbita terrestre (LEO). Possivelmente são restos de um foguete lançado pela Rússia, no dia 10 de julho de 2019, a partir do Complexo de Mísseis e Espaço de Plesetsk (PKMTR).
“Não é meteoro ou cometa […] é um fenômeno clássico de reentrada de objeto espacial na Terra. Eles entram em atrito com a atmosfera e pegam fogo, gerando os filamentos de luz. Mas é muito difícil dizer com certeza o que é esse objeto, porque ele é totalmente desintegrado assim que toca o solo terrestre”, explicou Diogo.
Ainda segundo o astrônomo, por conta da desintegração do material durante a reentrada, o lixo espacial observado em Sergipe não oferece perigo para a sociedade.
Uma situação similar ocorreu em fevereiro deste ano, quando restos de um dos satélites Starlink do grupo 6-51, lançado em 2024, a partir do Kennedy Space Center, nos Estados Unidos, também foram vistos em Sergipe.
Fonte: G1