
O Instituto DATAFORM/ECM divulgou um novo levantamento sobre a corrida pelo Governo de Sergipe, revelando a liderança do atual governador Fábio Mitidieri (PSD) tanto na pesquisa espontânea quanto na estimulada.
No cenário espontâneo quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados — Mitidieri aparece como o mais citado, com 31,92% das intenções de voto. Em seguida, está o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), com 23,42%. O deputado federal Thiago de Joaldo (PP) surge com 3%, enquanto a prefeita Emília Corrêa (PL) é lembrada por 0,92%. Emanuel Cacho registra 0,67%, e o ex-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), 0,33%. Já Belivaldo Chagas e o senador Rogério Carvalho (PT) foram citados por 0,25% cada.
Outros nomes aparecem com 0,08% das menções, como o ex-deputado Fábio Henrique, o vice-prefeito Ricardo Marques (Cidadania), o senador Alessandro Vieira (MDB), o deputado Rodrigo Valadares (União), Valadares Filho, Eliane Aquino (PT), a Delegada Daniele Garcia, Anderson de Zé das Canas (PSB) e Nitinho (PSD). Ainda segundo a pesquisa, 5% dos eleitores disseram que votarão em branco ou nulo, enquanto 33,33% ainda não sabem ou preferiram não responder.
Na pesquisa estimulada, em que os nomes dos pré-candidatos são apresentados, foram avaliados dois cenários. No primeiro, Fábio Mitidieri lidera com 42,08%, seguido de perto por Valmir de Francisquinho, com 36,33%. Emanuel Cacho aparece com 1,08%. Brancos e nulos somam 8,17%, e 12,33% não souberam ou não responderam.
Já no segundo cenário, Mitidieri amplia sua vantagem e atinge 51,9% das intenções de voto, contra 8,3% de Thiago de Joaldo. Emanuel Cacho registra 2,3%, enquanto 16% afirmaram votar em branco ou nulo. Outros 21,5% se disseram indecisos ou não responderam.
Os dados reforçam o favoritismo de Fábio Mitidieri no atual cenário político sergipano, com destaque para seu desempenho consolidado tanto entre os eleitores que já têm uma decisão espontânea quanto entre os que responderam à pesquisa com nomes estimulados.
Por Reinaldo Valverde / SergipePolitica.com.br
*Com informações do Cinform Online