
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), promoveu na última quinta-feira (17) a entrega dos kits de viagem aos 50 estudantes selecionados para a primeira turma da 2ª edição do programa Sergipe no Mundo. O kit entregue aos intercambistas inclui itens como mala, mochila, moletom, diário de bordo, garrafa térmica e um celular doado pela Receita Federal.
O governador Fábio Mitidieri destacou o programa como uma política educacional voltada para o futuro, que amplia os horizontes dos jovens e oferece igualdade de oportunidades. Ao lado do secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, e demais autoridades, ele realizou a entrega simbólica dos kits a alunos que embarcarão para países como Inglaterra, Irlanda, França e Espanha. Zezinho Sobral afirmou que os estudantes retornam com novos conhecimentos, cultura e experiências que transformarão suas vidas e a educação pública sergipana.
Uma das novidades desta edição é a parceria com a Receita Federal, que resultou na doação de 100 celulares apreendidos, destinados a melhorar a comunicação dos estudantes com suas famílias durante o intercâmbio. O delegado da Receita, André Ricardo, explicou que os aparelhos seriam destruídos, mas agora ganham uma função social importante. Além disso, a empresa de intercâmbio Seda ofertará cursos de idiomas gratuitos para os pais dos alunos, como forma de ampliar o impacto do programa.
O embarque da primeira turma será no dia 26 de julho, com destinos a cidades da Irlanda, Inglaterra, França e Espanha. Já a segunda turma viajará no segundo semestre para Canadá, EUA, Austrália e novamente Espanha. Os estudantes recebem toda a documentação necessária de forma gratuita, além de uma bolsa de manutenção no valor equivalente a 1.000 vezes a moeda local, auxílio pessoal de R$ 1.100, e apoio psicológico por meio do Programa Acolher. Ao retornarem, todos estarão automaticamente matriculados nos Centros Estaduais de Idiomas, garantindo a continuidade do aprendizado.
Por Reinaldo Valverde
*Com informações da Seed