
Acidentes envolvendo veículos e postes representam sérios riscos à segurança dos condutores e podem causar interrupções no fornecimento de energia elétrica. Somente em 2025, a Energisa já registrou 118 ocorrências desse tipo em sua área de concessão em Sergipe.
Aracaju, Itabaiana e Lagarto lideram o ranking de municípios com maior número de colisões. Os meses mais críticos foram abril, maio e junho, período marcado por fortes chuvas no estado.
O gerente de Operações da Energisa, Wellington Aranha, reforça a importância de medidas preventivas, especialmente em dias chuvosos. “O condutor deve, sempre que possível, permanecer dentro do veículo após a colisão, pois há risco de choque elétrico. Cabos energizados podem estar sobre ou próximos ao carro, mesmo que não sejam visíveis. Nesses casos, a Energisa deve ser acionada imediatamente para garantir uma atuação segura”, orienta.
De acordo com Wellington, a substituição de postes pode levar de quatro a oito horas, a depender da localização, tipo da estrutura e danos envolvidos.
A distribuidora tem investido em tecnologias para minimizar os impactos dessas ocorrências, como os religadores automáticos, postes móveis e equipes de linha viva – que operam com a rede energizada. “Essas soluções ajudam a reduzir o tempo de interrupção no fornecimento de energia, já que a reconstrução das estruturas é um trabalho complexo. Por isso, é fundamental reforçar os cuidados no trânsito e evitar esse tipo de acidente”, conclui.
Canais de atendimento da Energisa:
- Site: energisa.com.br
- WhatsApp (Gisa): (79) 98101-0715
- Aplicativo Energisa On: disponível no Google Play e App Store