
Sorrisos apertados, lágrimas silenciosas e olhares vibrando de orgulho marcaram a despedida dos 50 primeiros estudantes da rede pública estadual de Sergipe que embarcaram no sábado (26), no Aeroporto Internacional de Aracaju. Eles integram a primeira turma do programa Sergipe no Mundo 2025, uma iniciativa do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), sob a gestão do Secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral.
O Sergipe no Mundo é um programa pioneiro de internacionalização da educação básica da rede estadual. Em sua edição de 2025, o Governo de Sergipe está investindo mais de R$ 5,8 milhões para proporcionar essa experiência transformadora. Ao longo de 2025 o Programa Sergipe no Mundo levará 100 jovens para uma experiência de um mês de imersão cultural e acadêmica em sete países: Espanha, França, Inglaterra, Irlanda, Estados Unidos, Canadá e Austrália.
O Vice-governador e Secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, esteve presente e fez questão de parabenizar pessoalmente os jovens, além de destacar o valor do programa para a juventude sergipana. “Estamos garantindo aos jovens da rede pública a oportunidade de viver uma cidadania global, de estudar em escolas estrangeiras, visitar museus, conviver com novas famílias e voltar transformados. É uma política pública que gera orgulho”, destacou Zezinho Sobral.
O primeiro grupo partiu às 10h com destino às cidades inglesas de Brighton e Cambridge. Às 12h40, foi a vez dos intercambistas que seguiram para Málaga (Espanha) e Waterford (Irlanda). O último embarque do dia aconteceu às 18h, rumo a Lyon, na França.
Antes do embarque, os estudantes também foram contemplados com um kit completo de viagem, incluindo mala, mochila, roupas personalizadas, diário de bordo e até um celular doado pela Receita Federal, assegurando conforto, conectividade e segurança durante os 30 dias fora do país.
Por Reinaldo Valverde
*Com informações do Governo de Sergipe