
Cinquenta estudantes da rede pública estadual de Sergipe iniciaram uma jornada internacional de aprendizado através do programa “Sergipe no Mundo”, criado na gestão do secretário Zezinho Sobral, à frente da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEED). A iniciativa, que visa internacionalizar a Educação Básica, levou os alunos para instituições de ensino na Espanha, Inglaterra, França e Irlanda, onde passarão um mês em cursos intensivos de inglês, espanhol e francês, além de vivenciarem novas culturas e ampliarem sua visão de mundo.
Em Málaga (Espanha), dez estudantes participam das aulas no Centro de Estudios Internacionales (Enforex). Gleiziele Ferreira, do Centro de Excelência Doutor Jessé Trindade, em Ilha das Flores, descreveu a chegada com entusiasmo: “Achei maravilhoso este primeiro dia. Conhecemos a escola, a estrutura e a professora; aprendi coisas novas. A experiência está sendo inesquecível.”


Também em Málaga, Ester Gomes, do Centro de Excelência Professor João Costa, de Aracaju, destacou: “A professora é muito legal, tem uma didática maravilhosa e o ambiente é incrível. Também estou feliz com a família que me recebeu com carinho. Será um intercâmbio que carregarei para toda a minha vida.”
Na Inglaterra, vinte estudantes se dividem entre Brighton, na English Language Center (EC), e Cambridge, no International Language Centres (ILC). Emocionada, Vitória Regina, do Centro de Excelência Maria de Lourdes Góes, de Riachuelo, afirmou: “O centro de idiomas é incrível e está sendo muito legal esse momento, conhecendo o espaço e a cidade. A professora foi super atenciosa conosco. Será um mês de muito conhecimento e alegria.”
Outros dez alunos estão em Lyon (França), no Lyon Bleu International, e mais dez seguem em intercâmbio na Irlanda, na The International School of English (ISE), em Waterford, vivenciando uma verdadeira imersão no inglês europeu. O programa idealizado e conduzido por Zezinho Sobral vem sendo reconhecido como um divisor de águas na educação sergipana, abrindo portas para que jovens da rede pública tenham acesso a experiências internacionais transformadoras.
Por Reinaldo Valverde
*Com informações da Seed

