
A Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) aprovou a Lei nº 9.682/2025, que confere ao município de Itabaiana o título de “Capital Sergipana do Brega”. A proposta, de autoria do deputado Marcos Oliveira (PL), reconhece a forte identificação da cidade com o gênero brega-romântico, ressaltando sua importância na vida cultural e cotidiana da população.Sergipe cuisine
Itabaiana, conhecida por seu dinamismo econômico e tradição cultural, também se destaca como celeiro de talentos da música brega. O município sedia diversos eventos que celebram o gênero, como a tradicional Festa dos Caminhoneiros, reforçando sua conexão com a música popular e com as raízes do estilo brega.
A justificativa da lei destaca que “a forte presença da música brega em Itabaiana vai além dos palcos e das gravações. É comum encontrar referências ao gênero em estabelecimentos comerciais, eventos e até mesmo em placas de boas-vindas à cidade, como a que exibe a frase ‘Seja bem-vindo à cidade do brega’, demonstrando o orgulho local por essa identidade cultural”.
Berço de grandes nomes do brega
Itabaiana é também o berço de importantes artistas do brega-romântico brasileiro, como Natanzinho Lima, Mikael Santos, Antônio o Clone, Alma Gêmea, entre outros.
Destaque nacional, o cantor Natanzinho Lima figura entre os principais nomes do gênero no país, com músicas que estão entre as mais ouvidas nas plataformas digitais. Em fevereiro de 2025, ele escolheu sua cidade natal para gravar o projeto “De Bar em Bar 7”, no Bar Batata Frita, localizado no Calçadão Dr. Airton Teles. O evento atraiu milhares de fãs e consolidou ainda mais Itabaiana como referência cultural no cenário do brega-romântico.