Ícone do site Simão Dias Como eu Vejo

Polícia Civil resgata cinco cães em situação de maus-tratos em Sergipe

A Delegacia de Proteção Animal e Meio Ambiente (Depama) da Polícia Civil resgatou, na manhã desta quinta-feira (31), cinco cães adultos em situação de maus-tratos em um imóvel localizado no Conjunto Padre Pedro, no bairro Santa Maria, em Aracaju. Os animais estavam confinados em um ambiente insalubre, sem água ou alimentação adequadas, rodeados de lixo, materiais recicláveis e insetos peçonhentos como escorpiões e baratas.

Segundo o delegado Flávio Albuquerque, o resgate foi possível graças a uma operação conjunta com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), representantes da Secretaria Municipal da Assistência Social (Semas) e peritos do Instituto de Criminalística.

“Os animais, todos Sem Raça Definida (SRD), foram encaminhados à UVZ, onde passaram por triagem e receberam os primeiros cuidados veterinários. Em seguida, devem ser encaminhados para lares temporários ou adoção com apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema)”, detalhou o delegado.

Durante a ação, também foram apreendidos dois jabutis, que serão encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), gerido pela Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema).

As investigações seguem para identificar o responsável pelo imóvel e pelos animais, com o objetivo de responsabilizá-lo criminalmente pelo delito de maus-tratos, conforme prevê a legislação ambiental.

A Polícia Civil reforça o pedido para que informações sobre crimes de maus-tratos contra animais sejam repassadas por meio do Disque-Denúncia (181) ou pelo aplicativo disponível nas lojas virtuais. O sigilo é garantido.

Sair da versão mobile